Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Onassys Moreira Costa foi afastado por determinação do TRF1 (Foto: Arquivo pessoal)

O prefeito de Jaú do Tocantins, Onassys Moreira Costa (PSD) foi afastado do cargo nesta terça-feira, 22, por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A suspeita é de que o gestor seja parte de um grupo criminoso de fraudes em licitações para pavimentação asfáltica e construção de estradas na região sul do estado.

Além do prefeito, também foram afastados de suas funções dois servidores da comissão de licitação de Jaú, além de secretários municipais de outros dois municípios. Os gestores afastados não tiveram os nomes divulgados. Além do afastamento, o TRF 1 também expediu 10 mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos por agentes da Polícia Federal (PF) em Jaú e também em Alvorada, Paraíso e Palmas. A operação desta terça foi batizada de Tempos Modernos.

Em Alvorada, os mandados de busca e apreensão foram executados em endereços ligados ao dono da empresa suspeita de envolvimento no esquema criminoso.

Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início após o aporte de informações contendo indícios de que as licitações estariam sendo direcionadas a determinada empresa que estaria vencendo todas as licitações no sul do Estado do Tocantins.

O grupo criminoso atuava através de pagamento de propina aos servidores públicos envolvidos no processo de licitação, contratação e fiscalização. A empresa responsável pelas fraudes subcontratava a execução das obras, que sempre aconteciam em condições inferiores as tipificadas nos contratos. As investigações apontam um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões de reais aos cofres públicos.

Os investigados poderão responder, nas medidas de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude a licitação, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

O nome da operação Tempos Modernos faz uma referência crítica ao mundo capitalista, em que tudo gira em torno do capital e do lucro, e para atingir seus objetivos algumas organizações lançam mão de uma requintada estrutura de corrupção, em detrimento da sociedade e do bem público.