O Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Manuel Alves (CBHRMA), órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, reuniu seus titulares em Reunião Ordinária nesta quarta-feira, 23, por videoconferência para realizar a votação do parecer técnico do Comitê.
A pauta foi amplamente debatida e aprovada por maioria absoluta, com a intenção de reprovar a construção de um cemitério em uma área afastada aproximadamente 0,5km da zona urbana no município de Natividade-TO. O Córrego Praia corre entre as pedras e forma diversas pequenas piscinas naturais próximas à zona urbana, possuindo valor sentimental, econômico e cultural para a população da cidade, além de impactar diretamente os ribeirinhos e usuários do córrego, levando os membros do Comitê a tomarem tal decisão.
Dentre as outras pautas, as capacitações online foram novamente reforçadas, pedindo que os membros participem e assim possa melhorar a pontuação do Comitê nacionalmente. A gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gorete Cordeiro, ressaltou a iniciativa da Agência Nacional de Água (ANA) e cobrou a presença online. “Sempre somos muito elogiados pelos trabalhos do Comitê e isso é mérito de todos nós. Mas devemos participar das capacitações para manter nosso sucesso, a ANA faz a entrega de certificados após as participações em suas palestras e assim podemos pontuar no Procomites, além de aumentar nosso conhecimento”, afirma.
O presidente do Comitê, Mário de Sena Filho, explicou sobre a situação do convênio com o Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins – CI-LAGO. “Foi destinado ao nosso comitê um valor de 50 (cinquenta) mil reais para custear nossas ações e capacitações, bem como reuniões que exigem deslocamento e outras necessidades para execução do trabalho. Por isso temos que permanecer com nossas participações e trabalhos, para manter a valorização do Comitê”.
Ainda foi repassada a informação sobre a adesão do viveiro de mudas em Gurupi pela Semarh, onde cada comitê ficará responsável por apresentar 25kg de sementes variadas, preferencialmente nativas do cerrado.
As próximas reuniões estão previstas para o final de outubro e início de dezembro, finalizando o calendário do Comitê para 2020.