Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao término do período das Convenções Partidárias na última quarta-feira, 16, o Partido dos Trabalhadores no Tocantins formalizou 25 candidaturas majoritárias para prefeito e 18 candidaturas a vice por todo o Estado. Dos 25 candidatos do partido concorrendo a prefeito 3 são mulheres e 22 são homens, já para o cargo de vice 6 mulheres e 12  homens.

O deputado estadual e atual presidente do PT Tocantins, José Roberto Forzani destaca que o partido tem sido presente nas eleições deste ano e fala da importância de candidaturas do partido pelo País “Estamos no período eleitoral, nosso partido está com a esperança de eleger muitos companheiros e companheiras, estamos preparados para essa eleição e começar a resgatar esse País e devolver ele para os brasileiros, o governo Temer e Bolsonaro estão o destruindo, desconstruindo políticas públicas, aprofundando a fome e a miséria do nosso povo, coisa que nosso partido já tinha quase que eliminado do País” afirmou.

O presidente do partido ainda frisa sobre as questões ambientais que tem sofrido com o descaso do poder público “O governo atual do Bolsonaro veio pra desconstruir negativamente o nosso país, o meio ambiente tem sido uma grande prova da falta de responsabilidade, não é só a Amazônia, é o pantanal, o cerrado todos sendo destruídos” pontuou.

Cota 30%

A partir deste ano, baseado no artigo 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) cada partido deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito, a lista de candidatos na corrida eleitoral deve respeitar o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A medida visa fomentar à participação feminina na política, incentivado pela legislação.

Organização

A Secretaria de Organização do PT Tocantins é a responsável por propor ao Diretório Estadual as políticas de construção e organização do Partido e para o secretário de Organização da sigla no Tocantins, Diego Montelo, o partido "está preparado para a disputa nos municípios neste ano" e comemora a organização dos Diretórios Municipais, que "em diálogo aberto com a Executiva Estadual, estão conseguindo viabilizar candidaturas combativas para a defesa dos trabalhadores do Tocantins".

Confira os Municípios que terão candidaturas majoritárias no Tocantins:

Prefeito(a):  Esperantina, Sampaio, Augustinópolis, Araguatins, São Miguel, Nazaré, Araguaína, Santa Fé, Itacajá, Babaçulândia, Pedro Afonso, Araguacema, Dois Irmãos, Abreulândia, Talismã, Peixe, Jaú, São Salvador, Dianópolis, Rio da Conceição, Natividade, Tabocão, Porto Alegre, Paraíso do Tocantins, Palmas

Vice-prefeito(a):  Sampaio, Araguacema, Dois Irmãos, Xambioá, Araguaína, Porto Alegre, Araguatins, São Sebastião, Esperantina, Colinas, Ipueiras, Recursolândia, Chapada da Natividade, São Miguel, Bom Jesus, Natividade, Aragonimas