Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, foi instituído pela federal Lei nº 11.584/2.007

O Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, foi instituído pela federal Lei nº 11.584/2.007 Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes O Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, foi instituído pela federal Lei nº 11.584/2.007 O Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, foi instituído pela federal Lei nº 11.584/2.007

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO) sabe da relevância da doação, e realizará um momento alusivo ao “Dia Nacional de Doação de Órgãos”, 27 de Setembro. A ação será realizada domingo, 27, às 17h na Praça dos Girassóis, próximo às escadarias do Palácio Araguaia.

Para a coordenadora da Central, Suziane Crateús, o momento será de reconhecimento “esse mês é de gratidão a todas as famílias que disseram sim a doação, e assim ajudaram para que vidas fossem transformadas. Essa é uma oportunidade para parabenizá-las por este ato de amor ao próximo”, explica.

A ação terá uma programação breve, um momento reflexivo com os presentes segurando balões que representam a quantidade de pessoas que aguardam transplantes no Tocantins, no total 64. O evento seguirá os protocolos de segurança para evitar contaminação pela covid-19, será realizada em local aberto, contará com a presença de poucas pessoas e estará disponível aos presentes álcool em gel.

Data

O Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, foi instituído pela federal Lei nº 11.584/2.007, e tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação. A data é celebrada no Setembro Verde, mês alusivo à doação de órgãos, onde são realizadas ações para esclarecimento sobre o assunto.