Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem gerado grandes mudanças na sociedade. Diversos setores precisaram se adaptar aos novos desafios, a exemplo das instituições de ensino. E para debater esse e diversos gargalos educacionais, a Prefeita de Palmas e candidata à reeleição pelo (PSDB), Cinthia Ribeiro, se reuniu nesta segunda-feira, 28, às 19 horas, com gestores educacionais para receber sugestões de melhorias para a área.

Dentre as propostas apresentadas pela gestora, a Prefeita Cinthia quer realizar um novo concurso público; ampliar a oferta de vagas para o ensino na Educação Infantil e Ensino Fundamental; construir quatro escolas de Tempo Integral, uma delas agroecológica; construir cinco Centros de Educação Infantil (CMEIs), dois deles de educação inclusiva; informatizar as unidades educacionais com salas multimídias, lousas digitais, play table, kit robótico; dentre outras propostas.

“Estamos mostrando todos os dias a forma humanizada e respeitosa de se construir uma gestão pública. Não existe fórmula secreta para isso, mas é preciso acreditar no processo e projeto. Nossos servidores estão engajados para melhorar ainda mais os bons índices educacionais apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, defende Cinthia.

Estratégias na pandemia

Todo o processo de aprendizagem precisou ser redesenhado para a modalidade de ensino não presencial, com a criação do Palmas Home School, site de apoio aos estudos fora do ambiente escolar. As atividades impressas podem ser retiradas nas escolas pelas famílias sem acesso à internet. Posteriormente ocorreu o lançamento das Teleaulas, com transmissão em TV aberta com sinal digital para quem não tem acesso à internet.

Além das ações já em curso, que incluem também a entrega de alimentos para famílias de alunos em vulnerabilidade social, a Prefeita Cinthia realizará um diagnóstico do estado nutricional dos alunos; implantará um sistema de reconhecimento facial e aferição da temperatura escolas e já determinou a implantação de mecanismos de atendimento individualizado e de reforço, e reposição de conteúdos pedagógicos no contra turno escolar.

“Apesar de todas as dificuldades de 2020, a Educação de Palmas mostrou que é possível fazer um excelente trabalho em meio a tudo isso que estamos vivendo. Trabalho esse feito de um jeito novo e sem dever nada para ninguém, colocando os protagonistas, nossos servidores no lugar de destaque”, enaltece Cinthia ao acrescentar que o tempo de confusão e greve ficou para trás. “Em Palmas, servidor é valorizado e tem seus direitos garantidos”, acrescenta.