Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

As palestras acontecem de forma virtual através do canal da Semarh no Youtube

As palestras acontecem de forma virtual através do canal da Semarh no Youtube Foto: Divulgação

Foto: Divulgação As palestras acontecem de forma virtual através do canal da Semarh no Youtube As palestras acontecem de forma virtual através do canal da Semarh no Youtube

Com o objetivo estimular uma reflexão acerca dos direitos dos animais, está sendo realizada até a sexta-feira, 9, a I Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais. As palestras, que acontecem de forma virtual, são uma iniciativa do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais).

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenador do Comitê Pró-Animais, Renato Jayme, destacou a importância do envolvimento de todos os poderes. “Com a colaboração das instituições públicas estaduais, municipais ou organizações não governamentais, vamos conseguir desenvolver ações principalmente na elaboração de políticas públicas e regulamentações necessárias para nossa sociedade do Tocantins que tenham como finalidade resguardar o direito dos animais”, pontuou.  

A atuação do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) foi tema de uma das palestras realizadas no primeiro dia de encontro, cujo eixo principal foram os animais silvestres. O assunto foi amplamente discutido e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de acolhimento dos animais que é desenvolvido pelo Cefau. “Enfrentamos aqui no estado problemas como estiagem e queimadas que impactam os animais, pois quando eles não chegam queimados chegam órfãos porque perderam as mães. Muitos ainda são atropelados por que ficam desorientados e saem correndo, e esse trabalho de receber esses animais nessa situação é feito pelo Cefau. O nosso objetivo é salvar, proteger e devolver esse animal à natureza sempre que possível”, destacou a médica veterinária do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Graciela Alves Pacheco.

Durante o segundo dia de palestras, o tema bem-estar animal, especialmente no que diz respeito aos animais de produção, conduziu o debate. O engenheiro agrônomo Antony Luenenberg destacou diversos formatos de produção animal que podem auxiliar na melhoria desse segmento. “Há muitas pessoas desinformadas a respeito do sistema de produção e acabam parando de consumir proteína do suíno ou bovino. O bem-estar animal está totalmente interligado com a produtividade e muitos clientes que já aprimoraram as técnicas de produção têm percebido o aumento na lucratividade”, frisou.

A programação segue nesta quinta-feira, 8, a partir das 19h com palestras ancoradas no tema animais domésticos e domesticados, e nesta sexta-feira, 9, a partir das 18h30, com o tema animais de esportes. Os interessados podem acompanhar as palestras através do canal da Semarh no YouTube.

Comitê Pró-Animais

O Comitê Pró-Animais promove, estimula, fortalece e avalia a implementação das Políticas Públicas Estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o Estado do Tocantins, através de debates para a discussão e tomada de decisões sobre o tema. A composição dos membros e respectivos suplentes do Comitê Pró-Animais é feita por indicações dos órgãos, entidades públicas e privadas a que representam, e designados por ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicos ou privados, da sociedade civil organizada, assim como especialistas e técnicos.