Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Assistir a um bom filme com um enredo bem construído, fotografia e paleta de cores harmoniosas, é interessante para provocar diversos sentimentos nas pessoas, inclusive a criatividade.

Confira a seguir uma lista com 9 filmes que irão ajudar a estimular a sua criatividade seja no seu cotidiano pessoal ou profissional.

Aproveite esses filmes e muitos outros, na SKY TV!

1.  O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001)

O fabuloso Destino de Amélie Poulain, é classificado como um dos mais populares filmes do cinema francês, cativando milhares de fãs ao redor do mundo por conta de seu roteiro criativo, delicadeza nos detalhes e intensidade na atuação de Audrey Tautou, atriz principal da comédia romântica

O filme pode ser um importante instrumento de exercício da criatividade e inspiração para aproveitar os bons momentos proporcionados pela vida, através da simplicidade e oportunidade de fazer o bem ao próximo. 

2.  Estrelas além do tempo (2016)

Baseado em uma história real, o filme “Estrelas além do tempo”, apresenta a trajetória de três mulheres negras, que através da criatividade, empenho e dedicação, romperam com diversos obstáculos impostos por questões de raça e gênero na década de 1960, quando as políticas de segregação racial ainda eram vigentes.

Katherine Johnson, Mary Jackson e Dorothy Vaughan realizaram um brilhante trabalho de compilação de dados matemáticos, fato que tornou-as peças fundamentais para o êxito das primeiras missões espaciais da NASA durante a Guerra Fria.

3.  Steve Jobs (2015)

O longa-metragem aborda a vida profissional de Steve Jobs, a partir de três momentos importantes de sua construção enquanto um dos maiores empreendedores bem sucedidos do mundo, que revolucionou a indústria da informática.

Além da trama mostrar uma história de superação e de sucesso profissional, a elaboração estrutural da obra também conta com características audiovisuais criativas e inovadoras, trazendo uma boa experiência ao telespectador.

4.  O menino que descobriu o vento (2019)

O filme baseado em fatos reais, narra a árdua batalha de William Kamkwamba, um adolescente de apenas 14 anos, que ao se deparar com a situação de calamidade pública de sua comunidade, provocada pela seca que a região de Malawi na África estava passando, cria um sistema de captação de energia eólica, que permite bombear água e dessa forma, cultivar alimentos naquele local, mesmo em meio às condições climáticas nada favoráveis.

 Além de uma bela fotografia, “O menino que descobriu o vento” traz uma importante reflexão sobre como a educação pode ser uma ferramenta de incentivo à inovação e desenvolvimento de projetos, que visam a transformação de uma sociedade.

5.  Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)

Considerado como um dos enredos mais criativos do cinema de todos os tempos, Forrest Gump contextualiza em uma narrativa despretensiosa, 40 anos dos principais acontecimentos históricos dos Estado Unidos da América.

Sentado em um banco de uma praça na cidade de Savannah (Geórgia - EUA), Forrest Gump narra a sua história de vida e suas perspectivas de vida, para pessoas que aleatoriamente se sentam em seu lado. 

6.  Um senhor estagiário (2015)

Buscando se reinventar, Ben Whittaker, um senhor de 70 anos de idade, viúvo e aposentado, decide se inscrever em uma vaga de estágio para idosos em uma empresa de vendas de roupas pela internet.

Acostumado a ter as mesmas práticas profissionais durante anos, Ben precisa de muita criatividade e disposição para se adaptar a sua nova rotina de trabalho, que além de exigir um conhecimento prévio em informática, também precisa lidar com questões pessoais de sua nova chefe, a empresária Jules Ostin.

7.  O Lobo de Wall Street (2013)

Jordan Belfort (Leonardo Dicaprio), é um corretor que vê todo o seu trabalho ir por água abaixo após o Black Monday quebrar a bolsa de valores de diversos países, fazendo com que Belfort precise deixar o seu emprego em uma corretora de Wall Street e passe a trabalhar em uma pequena empresa, que fazia os negócios com valores bem mais baixos do que ele estava habituado.

Dentro de sua nova realidade, o personagem principal da trama descobre novas formas de ganhar dinheiro e decide investir no seu próprio negócio, tornando-se um dos homens mais bem-sucedidos de seu ramo, mas que se vê obrigado a lidar com uma série de problemas  que o excesso de dinheiro lhe causa. 

8.  Julie & Julia (2009)

Julia Child, interpretada pela célebre atriz Meryl Streep, recém chegada de Nova York à Paris, decide mudar radicalmente a sua vida e arriscar-se em novas possibilidades, desenvolvendo o seu lado chef de cozinha, que surpreendentemente lhe traz muito sucesso profissional.

50 anos mais tarde, Julie Powell, em meio a uma crise de meia idade, frustrada com sua vida profissional, se inspira em Child, e resolve cozinhar as mais de 500 receitas publicadas pela autora, durante o período de um ano.

9.  A Rede Social (2010)

Outro filme que aborda as ambições, disputas de poder e inovação em tecnologia, é a obra “Rede Social”, que retrata a vida e obra de Mark Zuckerberg, um jovem gênio da programação, que em conjunto com alguns amigos, foi responsável pela criação da maior rede social do mundo, o Facebook. 

A produção com certeza despertar um sentimento de interesse e aguça a criatividade principalmente para os telespectadores que estudam ou atuam na área da informática e tecnologia em geral.