Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação A distribuição ocorreu na quadra 307 norte para moradores da quadra A distribuição ocorreu na quadra 307 norte para moradores da quadra

O SOMOS, primeira candidatura coletiva de Palmas, do Tocantins e do norte do país, realizou nesse domingo, 18, a entrega do seu currículo. A distribuição ocorreu na quadra 307 norte para moradores da quadra.

De acordo com o coletivo, quando um cidadão ou cidadã vai pedir emprego a primeira coisa que é feita é a distribuição de currículos. “Por isso o SOMOS está distribuindo o seu, mostrando sua capacidade técnica e sua experiência”, explicou o servidor público federal Alexandre Peara, que é o candidato registrado na urna. 

Ainda de acordo o também especialista em gestão pública, Alexandre Peara, o coletivo vai passar por todas as regiões da cidade para que a população tenha acesso às propostas da candidatura coletiva e para que os moradores de Palmas façam suas reivindicações.  “Estamos mapeando Palmas por regiões, e vamos visitá-las para apresentar nosso plano de mandato. Vamos apresentar nossa candidatura, ouvir os cidadãos e cidadãs e mostrar que podemos ser a diferença e a representatividade que a Câmara tanto precisa,” disse. 

De acordo com a administradora Thamires Lima, conhecer o candidato ou candidata é primeiro passo para que o eleitorado faça uma boa escolha nas urnas. “Nossa iniciativa possui pouca rejeição, na maioria das vezes as pessoas não sabem o que é o SOMOS nem o que estamos propondo, mas depois que elas conhecem e comparam, veem que é uma proposta inovadora e viável. Isso é muito gratificante e por isso precisamos rodar por toda Palmas, mostrando que somos completamente diferentes daqueles Vereadores que estão aí,” ressaltou.

Comitê Itinerante 

A entrega de currículos dos integrantes da candidatura coletiva, faz parte de uma das propostas do SOMOS. O “Kombitê itinerante” vai visitar todas as regiões de Palmas para que o SOMOS possa dialogar com a população. A ação visa aproximar o eleitorado do processo eleitoral, além de reforçar de que o vereador é um “empregado” e não um “patrão” do povo. 

Conforme explica o estudante de arquitetura e urbanismo, Augusto Brito, o SOMOS tem como principal objetivo durante essas ações, mostrar que o coletivo tem atributos para trazer mais representatividade e conectar as necessidades da população com o poder legislativo. “O SOMOS quer ser contratado para ocupar uma vaga na vereança, e nada mais justo do que apresentar o curriculum para quem pode contratar, os motivos pelos quais o SOMOS deve ser escolhido: Pelas propostas e capacidade técnica para ocupar esse cargo,” finalizou. 

SOMOS

Primeiro mandato coletivo do Tocantins e da Região Norte do Brasil, o grupo objetiva buscar uma vaga na Câmara de Vereadores de Palmas. Esse modelo de candidatura já ocorre em outros Estados como Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, e tem crescido nos últimos tempos nos demais entes federativos.

Nessa nova proposta de democracia além da figura do vereador, aparecem as figuras dos covereadores e das covereadoras, que compartilham da vida do gabinete e tem o mesmo poder de decisão do mandatário.