Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vanda Monteiro é candidata a prefeita de Palmas

Vanda Monteiro é candidata a prefeita de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Vanda Monteiro é candidata a prefeita de Palmas Vanda Monteiro é candidata a prefeita de Palmas

O juiz Lauro Augusto Moreira Maira, da 29ª Zona Eleitoral de Palmas-TO concedeu liminar determinando que a candidata à Prefeitura de Palmas, Vanda Monteiro (PSL), retire imediatamente propaganda irregular das páginas sociais da candidata “bem como em todo e qualquer outro meio de divulgação realizado, inclusive os compartilhamentos”, assinalou o juiz.

A representação eleitoral foi feita pela coligação Palmas só melhora, da candidata à reeleição, Cinthia Ribeiro (PSDB).

A decisão se refere ao compartilhamento por parte de Vanda, de uma pesquisa eleitoral sem os requisitos exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa, possivelmente falsa, foi divulgada nas páginas do Facebook Vanda Monteiro - Vanda do Povo; no perfil do Twitter @VandaMonteiro_ e no Instagram vanda_do_povo.

De acordo com a decisão, a suposta pesquisa mostraria Vanda Monteiro empatada tecnicamente com Cinthia Ribeiro, o que não corresponde às demais pesquisas registradas na Justiça Eleitoral. “O infográfico divulgado pela representada apresenta evidente desproporção quanto a real distância entre os pontos percentuais da pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número TO-04083/2020, distorcendo a realidade, levando ao subconsciente do eleitor que a Representada estaria tecnicamente empatada com a primeira colocada da pesquisa, a candidata Cinthia Ribeiro”, cita o juiz na liminar.

Lauro Maia deu prazo de 48 horas para Vanda apresentar defesa e fixou multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da candidata. Aguardamos resposta.