Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (SISEPE-TO) solicitou novamente ao Governo do Estado a prorrogação da jornada de 6 horas dos servidores até 31 de dezembro de 2020, considerando que a pandemia segue sendo um problema mundial, com segunda onda de reinfecção que tem causado ainda mais impactos. 

Segundo o sindicato, em sintonia com o decreto de Estado Calamidade Pública do Governo do Estado que tem validade até 31 de dezembro, a entidade sindical requer que a mesma medida seja adotada para a jornada de trabalho.

Além da manutenção da jornada de seis horas, o Sisepe requereu ao Governo do Estado o fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI), máscaras a servidores públicos e a disponibilização de álcool em gel. “O governo do Estado ainda precisa melhorar a distribuição das EPIs, pois o Sisepe tem recebido dezenas de reclamações e oficiado os órgãos. O funcionamento dos órgãos públicos é muito importante à população, mas para isso os servidores precisam estar saudáveis e com a garantia de uma ambiente de trabalho seguro”, pondera Cleiton Pinheiro, presidente do Sisepe.

Cleiton Pinheiro lembra que ainda não se tem uma perspectiva de controle da pandemia "e precisamos considerar os impactos negativos desse decreto de 30 em 30 dias, onde o servidor vive a angústia de não saber se no próximo mês terá sua rotina alterada e será exposto aos riscos da Covid-19. Porque a jornada de 6 horas reduz o tempo de exposição do servidor e o trabalho remoto proporciona segurança as pessoas do grupo de risco”, argumenta o presidente.