Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Mariana Ferreira Câmara de Palmas Câmara de Palmas

Um levantamento feito pelo site Gênero e Número, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes às eleições municipais deste ano, a Câmara de Vereadores de Palmas é a que tem maior quantidade de pessoas pretas eleitas para o próximo mandato.

Segundo o site, a nova composição da Câmara de Palmas é de 95% de pessoas que se autodeclararam pretas ou pardas.  De acordo com o IBGE, a categoria de negros inclui pretos e pardos.

Das 19 pessoas eleitas para o Legislativo Palmense, apenas um se declarou branco – Rubens Uchôa, do Cidadania. Dentre os demais, 14 se autodeclararam pardos e 4 pretos.

Entre as mulheres eleitas, todas as 4 são autodeclaradas negras, sendo as vereadoras eleitas Janad Valcari (Podemos) e Iolanda Castro (Pros) autodeclaras pretas e Laudecy Coimbra (SD) e Solange Duailibe (PT) autodeclaradas pardas.

A coordenadora de ações afirmativas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Solange Nascimento, analisa que as eleições deste ano trouxeram um número significativo de pessoas negras concorrendo e vencendo os pleitos municipais, mas pondera que é preciso acompanhar o mandato dessas pessoas e avaliar se, de fato, elas representam as demandas da população negra, que é maioria no Brasil, apesar de ter menor representatividade nas esferas de poder. “Talvez o mais importante seja o comprometimento dessas pessoas, se elas realmente atendem demandas, expectativas e necessidades de políticas públicas da população negra. O fato de eleger uma pessoa negra, de acordo com a ideologia partidária que ela representa, talvez, em vez de prestar um serviço, ela pode prestar um desserviço”, ponderou.

De acordo com Solange Nascimento, mais importante que o quantitativo de pessoas negras em cargos eletivos, é o comprometimento dos eleitos com a representatividade. “Para além do quantitativo, o mais importante é que tenhamos a atuação efetiva de pessoas que representem as pautas e demandas da população negra”, enfatizou.

Confira como se autodeclararam os vereadores eleitos e reeleitos em Palmas.

Eudes Assis (PSDB), pardo

Filipe Martins (PSDB), pardo

Folha Filho (Patriota), pardo

Iolanda Castro (Pros), preta

Janad Valcari (Podemos), preta

Joatan Silva de Jesus (Cidadania), Pardo

Jucelino Rodrigues (PSDB), pardo

Júnior Brasão (PSB), preto

Laudecy Coimbra (SD), parda

Márcio Reis (PSL), pardo

Marilon Barbosa (DEM), pardo

Mauro Antônio Alvara Lacerda (PSB), pardo

Moisemar Marinho (PDT), pardo

Pedro Cardoso (DEM), pardo

Rogério Freitas (MDB), pardo

Rubens Uchôa (Cidadania), branco

Solange Duailibe (PT), parda

Waldson Pereira Salazar (Avante), Preto