Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro Mauro Carlesse recebeu a Medalha do Pacificador nas mãos do coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, comandante do 22°BI Mauro Carlesse recebeu a Medalha do Pacificador nas mãos do coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, comandante do 22°BI

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, cumpriu agenda oficial na manhã desta terça-feira, 8, em visita ao 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, onde foi agraciado com a Medalha do Pacificador. Em seguida, o Chefe do Executivo foi até o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (QCG/PM/TO), para conhecer o projeto de criação de duas novas unidades da PM/TO: a Polícia Montada e o Pelotão Turístico.

A agenda começou às 9 horas, com a chegada do governador Carlesse à sede do 22° Batalhão de Infantaria (22° BI). O gestor foi recebido pelo coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, comandante do 22° BI, que foi responsável por entregar a honraria da Medalha do Pacificador.

A medalha é uma condecoração destinada aos militares e aos civis que tenham prestado serviços de relevância em parceria com o Exército Brasileiro. O governador Mauro Carlesse agradeceu pela homenagem, colocando o Estado à disposição dos militares para o desenvolvimento de novas ações em parceria.

“Agradeço pela atenção e pelo reconhecimento que tive do Exército Brasileiro, fiquei muito feliz com essa honraria e certamente este é um dos momentos que irei guardar com muito carinho. Precisamos dessas parcerias sempre, sabemos que os bons projetos são feitos assim e o Exército foi crucial em vários momentos nos últimos anos, seja com relação à pandemia do novo Coronavírus ou no combate às queimadas. Estamos à disposição dos militares para trabalhar em prol do cidadão tocantinense”, destacou o Governador.

O comandante do 22° Batalhão de Infantaria, coronel Carlos Gabriel Brusch, destacou as parcerias efetivas com o governador do Estado que levaram à entrega da Medalha.

“A Medalha do Pacificador é entregue para as autoridades que têm grande parceria com o Exército Brasileiro. Para o governador Mauro Carlesse, foi relacionado às diversas ações que fizemos em conjunto ao longo de 2019 e 2020, quanto às ações relacionadas à Covid-19 e às operações Verde Brasil I e II. Todas essas foram ações importantes para a sociedade tocantinense, e esse é o reconhecimento de um trabalho com as autoridades que permitem esse tipo de ação conjunta”, frisou o coronel.

Projeto para criação da Polícia Montada e do Pelotão Turístico da Polícia Militar

Após a visita ao 22º Batalhão de Infantaria, o governador Mauro Carlesse seguiu para o Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, na região central de Palmas. Na ocasião, o gestor pôde conhecer de perto dois novos projetos que irão implementar as ações de segurança pública: a Polícia Montada e o Pelotão Turístico da PMTO.

No auditório do Comando Geral, o chefe do Estado-Maior da PM/TO, coronel Márcio Antônio Barbosa, apresentou detalhes da criação da unidade de polícia montada.

“A cavalaria é uma unidade importante na Polícia Militar, podendo atuar diretamente no policiamento de choque, no policiamento ostensivo, além de compor solenidades e projetos sociais. Trata-se de uma iniciativa que o governador Mauro Carlesse tem total interesse em apoiar para o Estado. Já levantamos todos os custos para esse projeto, apresentamos ao Gestor e, agora, vamos avaliar as formas de dar início com essa nova unidade”, destacou o chefe do Estado-Maior da PM/TO.

O Comando Maior da Polícia Militar sugeriu a área norte do Palacinho para abrigar a nova unidade, em um terreno de 8.23 hectares estrategicamente localizado. O projeto prevê ainda a construção de uma estrutura completa com 34 baias, ferradoria, seladoria, depósito para feno e ração dos animais, além de uma pista para treinamento coberta.

Já visando dar mais segurança e condições de desenvolvimento do turismo no Tocantins, a Polícia Militar projetou também a criação de um novo pelotão para atuar diretamente com este segmento.

O Pelotão Turístico será uma nova unidade da PM/TO que inicialmente fará o patrulhamento na região do Parque Estadual do Jalapão, sendo instalada no município de Ponte Alta do Tocantins, um dos portais de entrada do Parque.

O objetivo, de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras, é dar mais condições para desenvolver a atividade turística no Estado.

“Recebemos, hoje, o governador Carlesse para mostrar esse novo projeto. O Jalapão é, nos dias atuais, um dos locais mais procurados em todo o Brasil, e precisamos acompanhar essa evolução. A ideia é mudar o conceito da nossa atuação, que já existe naquela região, para um novo policiamento voltado ao turismo, com a criação de um pelotão com viaturas adequadas e policiais capacitados para atuar diretamente com o turista. Queremos levar mais segurança e uma boa impressão do Estado para quem visita o nosso Tocantins”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar.

Ao final da visita ao Comando Geral da PM/TO, o governador Mauro Carlesse ratificou a importância dos dois projetos e garantiu a implantação dos serviços para a comunidade tocantinense.

“São grandes projetos que irão modernizar a nossa Polícia Militar. A cavalaria, por exemplo, não é só beleza, ela é fundamental e serve para mostrar a presença das forças de segurança. Quanto ao Pelotão Turístico, no Jalapão, estamos investindo muito naquela região e o cidadão quer mais segurança. É um direito deles cobrar e também obrigação nossa em levar esse serviço. Estamos diante de boas oportunidades e certamente nossos policiais podem contar com nosso apoio para essas iniciativas”, finalizou o Governador.

Rádio Digital e Centro Olímpico no Comando Geral da PM/TO

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse também vistoriou a construção do Centro Olímpico do Comando Geral da PM/TO, que futuramente irá dispor de uma piscina semiolímpica e um ginásio de esportes para a prática de atividades físicas. Os policiais militares também apresentaram o novo sistema de rádio digital, que irá substituir o sistema antigo (analógico), modernizando todo o aparato de comunicação da PM/TO para a região central do Estado.