Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Segundo Sara Falcão, implantação de novos cursos e expansão da UnirG estão entre os principais projetos para os próximos 4 anos

Segundo Sara Falcão, implantação de novos cursos e expansão da UnirG estão entre os principais projetos para os próximos 4 anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Segundo Sara Falcão, implantação de novos cursos e expansão da UnirG estão entre os principais projetos para os próximos 4 anos Segundo Sara Falcão, implantação de novos cursos e expansão da UnirG estão entre os principais projetos para os próximos 4 anos

Com mais de 4 mil alunos e 15 cursos de graduação, a Universidade de Gurupi (UnirG) se prepara para alcançar novos municípios do Tocantins. De acordo com Sara Falcão, reeleita para o cargo de reitora (gestão 2021-2024), a implantação de novos cursos e a expansão da UnirG estão entre os principais projetos para os próximos quatro anos. A posse da chapa “Unidos pela UnirG” será na próxima segunda-feira, 14, às 9h, no Paláciu's Real.

O Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO) já credenciou o campus de Paraíso do Tocantins (TO), e atualmente aprecia o pedido de autorização de abertura do curso de Medicina na cidade. “Além de Paraíso, a intenção é que a UnirG também chegue a outros municípios, como Palmas, Alvorada e Augustinópolis. Isso atende a uma demanda da população dessas cidades que desejam receber a nossa Instituição, facilitando o acesso da comunidade ao ensino superior”, explica a Reitora.

O catálogo de cursos oferecidos pela UnirG também deve ser ampliado. “Temos um leque de mais de 40 cursos a serem implantados, entre eles o de Medicina Veterinária.  A proposta é trazer ganhos e resultados para a comunidade de Gurupi e do Tocantins, no que tange o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, destacou.

Todas essas ações fazem parte de um esforço conjunto para otimizar a organização da Instituição, visando o processo de recredenciamento como Universidade junto ao CEE-TO, o que deverá ocorrer em 2023.

“Como parte desse trabalho, nos dois anos em que estivemos na gestão, já conseguimos muitos avanços. Entre eles, a finalização e aprovação do nosso Regimento e do Plano de Desenvolvimento Institucional, além dos dois novos cursos, de Licenciatura em Libras e Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, que também foram implantados”, frisou.

Desafios Enfrntados

A pandemia do novo Coronavírus foi um dos desafios enfrentados pela UnirG no ano de 2020, exigindo uma adaptação nos processos de trabalho na Instituição. “Com o empenho dos professores, acadêmicos e servidores, o ano letivo está sendo concluído com êxito. Parabenizo o esforço de toda a comunidade acadêmica, pois isso nos permitiu seguir com nossas atividades. Atualmente já estão ocorrendo as aulas práticas mas, para fevereiro de 2021, está em estudo a retomada das aulas presenciais, com a adoção de medidas que visem a segurança de todos”, detalhou Sara.

Ainda segundo a reitora, a UnirG deverá continuar trabalhando em parceria com a Prefeitura de Gurupi e com a prefeita Josi Nunes, que tomará posse em janeiro do próximo ano. “Nos colocamos à disposição para um trabalho em conjunto com as Secretarias do Município, a exemplo da parceria para a realização do Arraiá da Amizade, em 2019, que foi um sucesso em todo o Estado. Mas além disso, o objetivo é manter a cooperação para melhorar a qualidade e a abrangência dos atendimentos que a UnirG e o Município prestam à sociedade. Acreditamos em um futuro promissor, de bençãos e de conquistas e para a nossa comunidade, que tanto espera da UnirG”, finalizou.

A chapa “Unidos pela UnirG”, eleita em outubro desse ano, também é composta pelo vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira da Silva; pela Drª Rise Consolação Iuata Costa Rank, que assumirá a Pró-Reitoria de Graduação; a Ma. Miréia Aparecida B. Pereira, que estará à frente da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura Assistência Estudantil e Dr. Fábio Pegoraro, como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.