Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Membros do FELC se reúnem para debater a gestão dos resíduos sólidos no Estado

Membros do FELC se reúnem para debater a gestão dos resíduos sólidos no Estado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Membros do FELC se reúnem para debater a gestão dos resíduos sólidos no Estado Membros do FELC se reúnem para debater a gestão dos resíduos sólidos no Estado

O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Tocantins (FELC-TO) realizou nessa quinta-feira, 10, a última reunião virtual do ano para debater a gestão dos resíduos sólidos no Estado.

Entre as pautas estava a apresentação da empresa Ambiental Entulhos, em que o presidente Mario Amaral citou a procura por parceria com catadores, associações ou cooperativas para fazer a separação de resíduos dentro da empresa, na triagem. “Geramos muito resíduo de construção civil e demolição, o que for do interesse do catador, ele pode levar. Precisamos de uma parceria com pelo menos 10 pessoas nessa área”, informou.

Em um segundo momento, foi apresentado o Projeto Farmácia Solidária ao FELC pelo Coordenador de Assistência Farmacêutica de Palmas, Ricardo Patrick Soares Nunes, que mostrou a importância do descarte adequado de remédios para que seja feita a coleta correta de medicamentos vencidos, sem prejudicar o meio ambiente.

A partir das apresentações, os membros do Fórum sugeriram a pauta sobre logística reversa para 2021, com tempo hábil para discutir amplamente a questão dos resíduos de construção civil e medicamentos. Além disso, foi debatida a gestão de resíduos sólidos em todo o Estado, em que consideraram insuficiente a verba que é fornecida para esse quesito e também será tema de reunião para o início do próximo ano.

A minuta da carta da reunião ordinária do FELC do dia 12 de novembro de 2020 a ser enviada à prefeita eleita em Palmas foi lida e aprovada pelos membros, mas irá receber novas informações que constam no programa de governo da prefeita, e que também será enviado para os municípios de Araguaína e Gurupi.  

A eleição para nova coordenação do Fórum será realizada em janeiro de 2021 e já foi informada para que os candidatos se organizem.