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Educação

Quatorze artigos científicos sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação voltados para a interlocução no processo ensino-aprendizagem nas escolas estão reunidos no livro: Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública, que será lançado nesta quinta-feira, 17 de dezembro, durante aula inaugural do Curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado (AEE) com foco nas docências Intelectual e Múltipla Sensorial, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc-TO).

O evento acontecerá a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal Seduc, no YouTube (www.youtube.com/user/TVSeduc/featured), com a presença do reitor Luís Eduardo Bovolato, do coordenador geral do Projeto de Pesquisa e Extensão: Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), George França, da coordenadora geral do Projeto AEE, Kátia Rose Pinho, e demais autoridades.

O livro faz parte de uma das várias ações do Projeto TEA-TDIC, da Universidade Federal do Tocantins e reúne ideias com vistas a uma educação cada vez melhor, bem construída na perspectiva de se consolidar as estratégias de uma escola inclusiva, com uma educação especial voltada aos anseios dos seus alunos e, consequentemente, da sociedade, representada fundamentalmente pelas famílias, que se deparam com o desafio da boa formação dos seus filhos.

Os artigos reunidos no livro são de autores diversos e abordam assuntos como: A experiência do primeiro curso de especialização em Transtorno do Espectro Autista no âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TEA TDIC; as práticas pedagógicas com crianças que possuem o TEA na educação infantil; autismo, evolução normativa e organizações de apoio no Tocantins; a formação de professores e o TEA; crianças surdas autistas na escola; as intervenções com tecnologia para autismo; robôs como suporte às intervenções baseadas em aba para o TEA; aplicativos educacionais como ferramentas de auxílio ao aluno com autismo; entre outros.

Para os organizadores do livro e coordenadores do Projeto TEA-TDIC, professores doutores George França e Kátia Rose Pinho, a publicação representa uma fase muito importante do projeto, cujas ações são inovadoras e tende a se tornar uma referência no que diz respeito ao estudo e desenvolvimento de tecnologias para serem aplicados no atendimento de alunos autistas pelas escolas.

Sobre o Projeto TEA-TDIC

O projeto TEA-TDIC nasceu da necessidade de um espaço de formação específico de professores da educação especial das escolas públicas do Estado do Tocantins. A iniciativa é desenvolvida pela UFT, por meio do Instituto de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (Ipex-Regional), em parceria com a Seduc-TO.

O projeto é desenvolvido a partir de três grandes ações: a Extensão universitária, através dos ciclos de palestras, nos quais temas atuais são discutidos e apresentados para a comunidade por profissionais, militantes, autistas e especialistas que trazem para a sociedade o debate sobre o TEA de maneira aberta, com uma linguagem simples e qualificada, com transmissão em plataformas digitais; o processo de formação de professores das redes públicas, por meio do curso de especialização em TEA-TDIC; e a pesquisa científica por meio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem computacional, onde em âmbito de mestrado e doutorado são criados estudos a fim de gerarem soluções em tecnologia para o atendimento das escolas no que diz respeito à educação especial.