Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após cobranças, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que já está providenciando a segurança armada nos hospitais do Tocantins.

Segundo o Sintras, a SES não informou a data precisa em que equipes de segurança estarão na ativa, mas afirmou que início do ano promoverá tranquilidade aos profissionais da saúde durante o exercício da profissão.

Ainda segundo o sindicato, foram diversos os pedidos diretos e através de ofício expondo os fatos ocorridos em que profissionais da saúde foram violentados verbalmente e fisicamente nos postos de trabalho. Alguns tiveram o psicológico abalados, outros pior ainda, chegando a vítima fatal como o médico filiado ao sindicato, Ricardo Maciel Catuladeira Miranda, morto brutalmente no dia 1º de dezembro, em Santa Rosa do Tocantins.  

O último caso, em que o Sintras emitiu nota de repúdio pela falta de ação por parte do governo, ocorreu no Hospital Regional de Porto Nacional em que a enfermeira Helenita Cecília Gotz sofreu golpes de capacete causando lesão corporal na face.

O sindicato irá acompanhar o processo para que breve seja de fato inserido a segurança armada no ambiente interno e externo das unidades de saúde.