Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

juiz eleitoral da 2ª ZE de Gurupi, Nilson Afonso durante solenidade nessa quarta-feira

juiz eleitoral da 2ª ZE de Gurupi, Nilson Afonso durante solenidade nessa quarta-feira Foto: Divulgação

Foto: Divulgação juiz eleitoral da 2ª ZE de Gurupi, Nilson Afonso durante solenidade nessa quarta-feira juiz eleitoral da 2ª ZE de Gurupi, Nilson Afonso durante solenidade nessa quarta-feira

A Justiça Eleitoral do Tocantins finaliza, nessa sexta-feira, 18, as cerimônias de diplomação dos candidatos eleitos e suplentes nas Eleições Municipais de 2020. Devido à pandemia do novo coronavírus, as diplomações estão sendo realizadas por videoconferência. A emissão dos diplomas também está sendo feita de forma virtual, em sistema disponibilizado no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO).

Até o momento a Justiça Eleitoral do Tocantins já diplomou prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e suplentes em 75 municípios. Nesta última semana de habilitação dos candidatos eleitos à posse, foram realizadas solenidades em 10 zonas eleitorais de segunda-feira (14/12) à quarta-feira (16/12):  26ª ZE de Ponte Alta do Tocantins, 33ª ZE Itacajá, 13ª ZE de Cristalândia, 2ª ZE de Gurupi, 5ª ZE de Miracema, 16ª ZE de Colmeia, 18ª ZE de Paranã, 22ª ZE de Arraias, 27ª ZE de Wanderlândia e 31ª ZE de Arapoema, Juntas. As 10 zonas eleitorais somam 43 municípios.

Em Cristalândia, sede da 13ª Zona Eleitoral, o evento foi conduzido pelo juiz eleitoral Wellington Magalhães, titular da referida zona eleitoral que oficializou os eleitos e suplentes em Chapada de Areia, Cristalândia, Fátima, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima e Pium. “Desejo um 2021 de muito trabalho para todos à frente dessa nova missão que se inicia no dia primeiro de janeiro de 2021. A Justiça Eleitoral e a Justiça do Tocantins estão de portas abertas para os senhores eleitos para o que for necessário em prol da comunidade”, disse o magistrado.

Em Gurupi, sede da 2ª Zona Eleitoral e terceira cidade com maior número de eleitores no Estado, a diplomação dos eleitos e suplentes na cidade sede e em Crixás, Aliança do Tocantins e Cariri do Tocantins foi realizada na tarde desta última quarta-feira (16/12). Ao iniciar o evento virtual, o juiz eleitoral Nilson Afonso da Silva fez uma retrospectiva do processo eleitoral na região e alertou sobre as responsabilidades e desafios dos futuros políticos. “Agradeço todas as coligações e partidos políticos que colaboraram com esse ato de diplomação no qual a Justiça Eleitoral atesta a última etapa do processo eleitoral. Futuros agentes públicos, para ser um bom político é necessária robustez de caráter, princípios religiosos e valores. Tivemos um bom exemplo da população que compareceu às urnas, confiando na classe política; então, aí está o grande desafio para os eleitos”, disse.

Nesta quinta-feira (17/12) e sexta-feira (18/12) as solenidades de diplomação serão realizadas em mais 14 zonas eleitorais. Confira abaixo a relação das zonas eleitorais:

Data

Zona Eleitoral

17/12 – quinta-feira

3ª ZE de Porto Nacional – 10h e 14h

4ª ZE de Colinas – 16h

9ª ZE de Tocantinópolis - 17h

12ª ZE de Xambioá – 14h

14ª ZE de Alvorada

15ª ZE de Formoso do Araguaia – 15h

17ª ZE de Taguatinga - 14h

19ª ZE de Natividade

25ª ZE de Dianópolis – 9h

32ª ZE de Goiatins – 15h

35ª ZE de Novo Acordo - 9h

18/12 - sexta-feira

7ª ZE de Paraíso – 9h

11ª ZE de Itaguatins – 16h

20ª ZE de Peixe – 15h