Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontecem neste sábado, 23, em Palmas/TO, duas carreatas contra o governo de Jair Bolsonaro. Pela manhã, o movimento acontece na região sul da cidade, já na parte da tarde, a carreata percorrerá avenidas da região norte da capital.

Ambos os movimentos pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro e levantam as bandeiras da valorização da ciência e saúde pública no Brasil, pedindo celeridade no plano de vacinação contra a covid-19 para todos os brasileiros.

Pela manhã, a carreata terá início às 9h no Setor Morada do Sol III, com concentração no auto posto Vitória, na saída para Taquaruçu. O objetivo é cobrar do Governo Federal a vacinação para todos, o auxílio emergencial e pedir pelo impeachment de Bolsonaro.

A carreata matutina é organizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet), Movimento Casa, Terra, Trabalho e Liberdade (MCTTL) e Central de Movimentos Populares (CMP).

Segundo o presidente do PT no Tocantins, deputado estadual José Roberto Forzani, o movimento foi uma deliberação nacional e será na realizado na região sul de Palmas por concentrar o maior número de trabalhadores. “Agora o que importa é estarmos unidos, fazermos todos juntos, a pauta é a mesma e os trabalhadores estão sofrendo as consequências das crises. Por isso chamamos a carreata na região Sul e vamos integrar a carreata do Plano Diretor”, disse Zé Roberto.

Tarde

Já a carreata da tarde é organizada por movimentos sociais independentes de partidos políticos ou centrais sindicais. O movimento está previsto para começar às 17h, com concentração na Estação Apinajé, região norte de Palmas.

Os manifestantes vão percorrer o eixo norte da Avenida Teotônio Segurado também pedindo o impeachment de Bolsonaro, além de manifestar apoio ao SUS, à ciência a aplicação das vacinas desenvolvidas contra o coronavírus.

Para evitar os riscos de contaminação pela covid-19, não serão permitidas pessoas a pé no evento e nem que os participantes desçam dos carros. Os organizadores orientam ainda que participem, no máximo, 3 pessoas por veículo; todos os ocupantes devem usar máscara de proteção. O uso do álcool em gel no interior dos veículos também é altamente recomendado.