Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

A senadora Katia Abreu (PP) reuniu-se com o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, na manhã desta segunda-feira, 25, para alinhar a continuidade e implantação de projetos no município. Durante o encontro, o prefeito Ronivon apontou demandas que a cidade possui. Diante disso, a senadora disse que vai priorizar o recapeamento do asfalto da cidade e o incentivo ao turismo. 

A senadora apontou a criação de um consórcio na área do turismo que abarcará não apenas Porto Nacional, mas também todas as cidades que fazem parte da região do Jalapão e outras como Pindorama que tem a atração Lagoa do Japonês e Ponte Alta que possui a atração Pedra Furada.

Porto Nacional tem potencial com o turismo histórico e religioso, o lago que pode ser utilizado como um parque aquático com potencial de realizar campeonatos de nível nacional, feiras de artesanatos, dentre outras atividades regionais que podem ser atrativos turísticos. 

Segundo a senadora, o turismo e a produção agropecuária são duas atividades importantes para a cidade de Porto Nacional, pois geram empregos, sendo essa uma grande demanda do município. “A perspectiva é que nesse primeiro semestre, o fornecimento dos recursos para o recapeamento do asfalto de Porto Nacional seja liberado”, disse a senadora. A senadora também propôs dar continuidade nos programas já existentes, como o Catarata Zero e adicionar outros.

Katia Abreu ainda lembrou que a produção de peixe precisa ser desenvolvida na região e trará incentivos em forma de consórcio para que a atividade seja viabilizada em Porto Nacional. “Meu objetivo com os consórcios são asfalto e água. Água no sentido de poços, açudes e tanques escavados para peixes”, disse a senadora.

Outra pauta importante discutida durante a visita foi projetos de incentivo para a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Para isso, estão sendo previstos cursos de capacitação em parceria com instituições como o Sebrae, CRAS e Senar e também auxílios para cooperativas e associações formadas por mulheres. (Com informações da Ascom Prefeitura de Porto)