Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

A Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE) Hospital Padre Luso irão oferecer gratuitamente à população de Palmas, testes rápidos para Covid-19. Com foco de atuar diretamente no combate à pandemia e levar até a população mais necessitada, que não possui recursos para comprar testes, a oportunidade da testagem. Serão realizados 5 mil testes, a partir do dia 1 de fevereiro em Palmas e dias 8 e 9 em Porto Nacional. O recurso estadual para a ação é proveniente da emenda pessoal da deputada estadual Cláudia Lelis (PV).

Com 51 anos de fundação, a Comsaúde, desenvolve ações ligadas aos setores da saúde, educação, comunicação, cultura e desenvolvimento comunitário em Porto Nacional Palmas e região. A entidade criou o projeto dos testes rápidos para Covid-19, totalmente gratuito e contou com recursos destinados pela deputada Cláudia Lelis para a execução.

A ação será acompanhada pela vigilância sanitária e órgãos da saúde municipal, que receberão laudos dos testes  positivos para providências. Para a Diretora Geral Maria Alice de Araújo aumentar a testagem é fundamental  para o conhecimento real do número de contaminados, além disso, “com mais pessoas testadas, a nossa contribuição é maior para que a indicação de contaminação positiva (como indício inicial da Covid-19) apontada pelo teste rápido, já favoreça a iniciativa pessoal de quarentena da comunidade, evitando assim a contaminação de outras pessoas ", assegura.

Para realização dos testes, serão montadas estruturas na porta do Hospital Padre Luso em Palmas e no setor Eduardo Brigadeiro Ramos, em frente à sede do Centro das Crianças da  Comsaúde, em Porto Nacional. Os locais já atendem a população carente destas regiões com outros serviços de saúde e ações sociais. A estimativa é que sejam realizados 150 testes por dia pela equipe.

A diretora Maria Alice explica que na primeira semana em Palmas, entre os dias 1 e 5 de fevereiro, serão realizados os exames de forma intensificada, das 8h às 16h, após esse período, o atendimento será das 8h às 14h, sendo que a mesma metodologia será usada para Porto Nacional, após os dias e após o período inicial o atendimento continuará na sede da Comsaúde, respeitando-se a data pré-definida para os municípios. Os testes serão realizados por ordem de chegada até o horário determinado por dia, acontecerão em espaços individuais, com distanciamento recomendando para se evitar a contaminação do coronavírus, por profissionais da área da saúde paramentados com EPI`s.