Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo Tambores do Tocantins, realiza nesta sexta e sábado, 12 e 13 de novembro, na Comsaúde e no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT Centro), em Porto Nacional, o Encontro de Culturas Tradicionais do Tocantins. O evento reunirá grupos tradicionais, indígenas, mestres e mestras dos saberes, sendo realizado de forma híbrida, presencial e on-line, destinado ao público em geral.

A programação contará com vivências, oficinas, rodas de prosa, espetáculos teatrais, shows musicais, feira de artesanato e produtos típicos, roda de capoeira e muito mais, apresentados por mestres, grupos culturais, brincantes foliões, dançarinos, palhaços, tamborzeiros, catireiros, suçeiros e comunidade em geral.

Estão confirmadas as presenças do Grupo de Suça Tia Benvinda, Catireiros de Natividade, as palhaças da Trupe-Açu, Grupo de Suça Mãe Ana, Projeto Vereda, Dança Maculelê da Comunidade de Barra da Aroeira, Grupo Batucanto, Turma que Faz, Os Outros e Grupo Tambor de Monte do Carmo. Haverá também feira de artesanato Krahô e Karajá, exposição fotográfica de Emerson Silva e Tharson Lopes e apresentações musiciais com Everton dos Andes, Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins, Relmivan Milhomem e Tambores do Tocantins, dentre outros.

Para o organizador do evento, o músico Marcio Bello, do grupo Tambores do Tocantins, o encontro de culturas tradicionais é uma inspiração do famoso Encontro Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. “É a realização de um sonho que lutamos há mais de dez anos. Sempre sonhamos em ter um projeto como esse que, anualmente, participamos na Chapada. Essa primeira edição é apenas um embrião e tenho a certeza de que ficará para a história e memória da cultura no Tocantins”, relatou o artista.

Segundo ele, a ideia surgiu como uma ferramenta de fomento e principalmente como espaço de conhecimento, reconhecimento, inclusão, valorização, divulgação, apoio e permanência das culturas tradicionais do Tocantins. “Conciliamos isso tudo como um espaço de diálogo, formação, transformação e construção de propostas de políticas públicas que contribuam com o segmento de forma efetiva”, declarou.

De acordo com o presidente da Adetuc, o projeto reúne várias manifestações tradicionais em um só evento que exalta a cultura tocantinense e contribui para preservar essas tradições. “Porto nacional é tido como berço da cultura tocantinense, rica e de grande valor histórico, nesse sentido o projeto é de grande valor para homenagear os representantes da cultura do nosso Estado”, considerou Jairo Mariano.

A transmissão do evento e outras informações podem ser conferidos no site https://tamboresdotocantins.com.br/.