Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Servidores estão aguardando há mais de 12 anos para receber direitos, segundo Cleiton Pinheiro

Servidores estão aguardando há mais de 12 anos para receber direitos, segundo Cleiton Pinheiro Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Servidores estão aguardando há mais de 12 anos para receber direitos, segundo Cleiton Pinheiro Servidores estão aguardando há mais de 12 anos para receber direitos, segundo Cleiton Pinheiro

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-TO) peticionou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4013, para que os embargos do Governo do Estado sejam colocados em pauta e o processo concluído. Com o trânsito em julgado no STF, considerando que os ministros já votaram favoráveis aos servidores públicos no mérito e no recurso, o Sisepe-TO poderá dar seguimento na ação judicial protocolada no Tribunal de Justiça do Estado em 2008 requerendo a implementação dos 25%. A ADI 4013 requer a inconstitucionalidade das leis que revogaram o reajuste de 25%, concedido aos servidores públicos do Quadro Geral e da Saúde em 2007.

O Sisepe destaca aos ministros do STF que esse segundo recurso do Governo do Estado não traz novos fatos e tem apenas a finalidade de protelar o trânsito em julgado da ADI dos 25%. O relator da ação, ministro Ricardo Lewandowski, manifestou no seu voto que os embargos não merecem prosperar, destacando que o governo do Tocantins se utilizou duas vezes com suposições no mérito, ou seja, fez dois recursos contra a decisão do pleno do STF sem apresentar nenhum argumento concreto, portanto meramente procrastinatório. 

Em março de 2019, o pleno do STF, por unanimidade, negou os embargos de declaração do Governo do Tocantins mantendo a decisão de março de 2016, onde os ministros reconhecem que as leis que suspenderam o reajuste de 25% são inconstitucionais. Ou seja, o STF entendeu que o reajuste salarial de 25% foi legalmente concedido aos servidores, tendo direito a ele com a sanção das leis no dia 3 de dezembro de 2007, com efeito financeiro a partir de janeiro de 2008. 

No dia 23 de outubro de 2020, em sessão virtual, o ministro Gilmar Mendes pediu vista e paralisou o julgamento, onde o recurso do governo do Estado estava sendo negado. A ADI 4013 chegou a ser colocada na pauta do dia 25 de novembro de 2020, mas o presidente do STF na época, Luiz Fux, retirou. O regimento interno do STF estabelece que após publicação da ata da sessão virtual, a ADI dos 25% deverá ser colocada em julgamento no prazo de 30 dias, em sessão presencial.

“Considerando que os servidores estão aguardando há mais de 12 anos para receber o seu direito, concedido por leis aprovadas por unanimidade pelos deputados estaduais e sancionadas pelo governador do Estado à época, Marcelo Miranda. O Sisepe-TO seguirá lutando na Justiça para que os 25% sejam pagos aos servidores públicos, que aguardam ansiosos receber o seu direito”, destaca o presidente do Sisepe-TO, Cleiton Pinheiro.