Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Plataforma de Coleta de Dados (PCD´s)

Plataforma de Coleta de Dados (PCD´s) Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Plataforma de Coleta de Dados (PCD´s) Plataforma de Coleta de Dados (PCD´s)

O Tocantins conta com uma ampla rede Hidrometeorológica instalada em todas as regiões do Estado. Atualmente, são 46 Plataformas de Coleta de Dados (PCD´s), responsáveis pela captação de informações em tempo real sobre chuva, nível e vazão dos rios. Os dados são enviados simultaneamente para a sala de situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e para a Agência Nacional de Águas (ANA). A previsão é que em 2021, sejam instaladas mais seis PCD´s no Tocantins, totalizando 52 pontos de monitoramento.

De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, esse monitoramento é necessário para que os órgãos competentes possam deliberar principalmente sobre as outorgas. “As informações são usadas para realizar uma boa gestão dos recursos hídricos e nortear sobre a quantidade de água que pode ser disponibilizada nos rios, determinando ou não o uso para outra atividade”, frisou.

As informações das estações são processadas diariamente e geram os Boletins Hidrometeorológicos, que podem ser acessados por meio do site da Semarh.  A divulgação em tempo real dos dados auxiliam na elaboração de planos pela Defesa Civil estadual e municipal, principalmente sobre os riscos de cheias, norteando  o Governo do Estado e instituições parceiras em situações de emergência.

Um dos princípios da Política Estadual de Recursos Hídricos (PERH), é assegurar água em quantidade e qualidade para os diversos usos como irrigação, pesca, agricultura, turismo e lazer, abastecimento humano e geração de energia. Através do monitoramento Hidrometeorológico, é possível ter a segurança nas informações que auxiliam nas deliberações sobre os recursos hídricos.