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Educação

Representantes definiram prazos para planejamento do ano letivo e diagnóstico situacional para o retorno

Representantes definiram prazos para planejamento do ano letivo e diagnóstico situacional para o retorno Foto: Lauane dos Santos

Foto: Lauane dos Santos Representantes definiram prazos para planejamento do ano letivo e diagnóstico situacional para o retorno Representantes definiram prazos para planejamento do ano letivo e diagnóstico situacional para o retorno

Obedecendo ao Decreto nº 6.211, que autorizou o retorno das aulas, e a Portaria nº 185, ambos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 5.777, representantes da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) se reuniram com representantes da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para alinhar o retorno às aulas presenciais de 85 adolescentes que frequentam escolas dentro de Unidades Socioeducativas. A previsão é que até abril sejam iniciadas as aulas do ano letivo de 2021, obedecendo todos os protocolos de segurança expostos pelo Governo.

Conforme o responsável pela Unidade Técnica Executiva em Atendimento Educacional Socioeducativo (UTE-AES) da Seduc, Israel de Freitas, as equipes de cada escola deverão fazer um diagnóstico situacional, junto às Diretorias Regionais de Ensino, para definir o retorno das aulas, de acordo com a realidade de cada Unidade.

Enquanto esse diagnóstico e planejamento de retorno é produzido entre março e abril, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa deverão participar do projeto “Construindo Valores Socioemocionais”, idealizado pela Seduc em parceria com a Seciju. “O Objetivo é levar os jovens e adolescentes a uma reflexão para vida, pois percebi que a gente precisa, além de levar educação para os internos, levar projetos que trabalhem o âmbito da família, espiritual e profissional a fim de que possam pensar e traçar novos objetivos de vida. A intenção é executá-lo no intervalo de um mês, em março, além de trabalharmos com aulas de reforço”, explicou Freitas.

Projeto “Construindo Valores Socioemocionais”

O projeto “Construindo Valores Socioemocionais” contempla ações voltadas à Autogestão, Resiliência Emocional, Engajamento com os Outros, Amabilidade e Abertura ao Novo, este último prevendo a oficina “Planejando a vida pós-saída da Unidade Socioeducativa”.

Para que ele seja executado, os professores que participarão das ações passarão pelo “Projeto Ambientação” da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo para levar o conhecimento sobre a Política da Criança e do Adolescente, sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) para que possam realizar as ações levando em consideração a realidade e linguagem do Sistema Socioeducativo.  

O superintendente Gilberto da Costa destacou que em 2020 as equipes das Unidades trabalharam para continuar colaborando com a oferta de ensino da Seduc aos adolescentes de forma remota e agora estão atuando ativamente para que o retorno seja seguro para servidores e adolescentes. “A educação é parte fundamental no cumprimento da medida e, nós enquanto Seciju, trabalhamos na perspectiva de garantir todos os protocolos de segurança sanitária para o retorno das aulas presenciais. Além disso, o Projeto “Construindo Valores Socioemocionais” proposto pela Seduc trará novas vivências aos adolescentes e reflexões que podem fazer toda a diferença em suas vidas”, considerou.

Também participaram da reunião a técnica pedagógica da UTE-AES da Seduc, Rosilene Martins, a gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional do Sistema Socioeducativo, Rute Andrade, bem como a responsável pelo Núcleo Pedagógico do Sistema Socioeducativo do Tocantins, Edna Castro.