Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Henrique Lopes

Foto: Henrique Lopes

A parceria entre os estados da Amazônia Legal para o fortalecimento do turismo e a construção de ações integradas a serem coordenadas pelos atores do desenvolvimento em suas regiões foi pauta de reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira, 5, que contou com a participação do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Soares Mariano.

O momento, que reuniu secretários de turismo da região norte do País, buscou alternativas para a inclusão dos produtos turísticos divulgados individualmente pelos Estados em uma proposta de integração para o fortalecimento da Amazônia Legal, com o objetivo de unir roteiros com perfis turísticos similares e, assim, elevar a atração de turistas nacionais e internacionais.

Dentre os produtos turísticos que devem ser impulsionados com a integração dos roteiros amazônicos está a pesca esportiva, um segmento que proporciona, aos turistas, grandes emoções e um contato direto com a natureza, propiciando uma aproximação também de outros segmentos como turismo rural, etnoturismo, turismo de experiência e turismo de aventura, com um grande impacto na economia local. 

Já as ações de promoção a serem realizadas pelos gestores contemplam a criação de um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada Estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o governo do Tocantins, através do governador Mauro Carlesse, tem incentivado o diálogo e a união entre os Estados para o fortalecimento do turismo em toda a região amazônica. “Turismo é um setor estratégico para as cadeias produtivas dentro dos Estados da nossa região. Com esse diálogo entre os estados do Norte, temos em mãos um momento para estruturar as nossas ferramentas de atuação frente ao turismo e mostrar a sua importância para o desenvolvimento das nossas cidades, da região e de todo o País”, declarou Jairo Mariano ao parabenizar a união entre os gestores.

Novas Ações

Entre as ações pactuadas entre os estados durante a reunião e que devem ser executadas pelos gestores está a construir uma agenda de produção de informações para compartilhamento entre os estados visando a integração de conteúdo promocional para peças publicitárias; Propor um calendário de eventos híbridos (presencial e virtual) da região para lançar os segmentos prioritários em cada Estado e à elaboração da Carta Turismo na Amazônia – Roteiros Amazônicos Integrados pelos secretários de turismo da região Norte. 

Participantes

A reunião contou com a participação da  superintendente do Turismo, Maria Antônia Valadares, do Superintendente Estadual de Turismo de Rondônia Gilvan Pereira Júnior, o Diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito e o Secretário de Estado de Turismo do Pará André Orengel Dias, além de técnicos das pastas de turismo dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia,  Roraima e Tocantins.