Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu nessa quinta-feira, 11, eleições da entidade para a escolha de membros do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais. A Chapa Movimento CNM Independente foi aclamada eleita no pleito, sendo a única protocolada em comissão eleitoral para concorrer as eleições, tendo no posto de presidente o ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS) e presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski. Uma das cadeiras do Conselho Fiscal da Confederação será ocupada pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges.

Ao todo, 1.989 gestores municipais de todo o País participaram do pleito da entidade e, com 1.961 votos favoráveis, a nova diretoria assumirá o comando da entidade para os próximos três anos. O resultado foi divulgado pela empresa responsável pelo processo eletrônico em reunião virtual com a participação da Comissão Eleitoral, de membros do Conselho Político, da chapa eleita e de colaboradores da CNM. Dezenas de prefeitos do Tocantins exerceram o voto nas eleições da entidade nacional.

O presidente da ATM comemorou o resultado do pleito, por ter o retorno de Paulo Ziulkoski, notório municipalista do movimento em defesa dos Municípios, mas principalmente pelo fato da ATM se manter no grupo diretor da entidade nacional. “Há seis anos a Associação Tocantinense de Municípios está com representantes no quadro gestor da CNM. Isso demonstra a consolidação e reconhecimento da entidade no movimento municipalista nacional, sempre atuante e presente nos atos políticos e sociais dos Municípios em Brasília”, disse Diogo Borges.

Um dos responsáveis pelo fortalecimento do movimento municipalista, Ziulkoski idealizou a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e liderou diversas ações que resultaram em conquistas históricas ao ente local. Segundo a CNM, após o anúncio do resultado, o municipalista agradeceu aos envolvidos na eleição e ao atual presidente da Confederação, Glademir Aroldi. “Saúdo os companheiros que estiveram nessa luta e ao presidente Aroldi, que tem conduzido a entidade com muita competência e lealdade. O seu trabalho será reconhecido por todos”, disse.