Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Com o avanço da pandemia no país, faltam leitos de UTI em vários estados

Com o avanço da pandemia no país, faltam leitos de UTI em vários estados Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará Com o avanço da pandemia no país, faltam leitos de UTI em vários estados Com o avanço da pandemia no país, faltam leitos de UTI em vários estados

Após a morte do senador Major Olimpio (PSL-SP), terceiro membro do Senado a falecer devido à covid-19, vários senadores foram às redes sociais nesta sexta-feira (19) cobrar a intensificação das medidas de combate à pandemia. Os parlamentares destacaram a necessidade de união, de decisões firmes e de cobrança ao governo federal.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão Temporária da Covid-19 (CTCOVID-19), afirmou que o mundo inteiro passa por desafios neste momento e alguns países desenvolveram ações eficazes contra a disseminação da doença. Para ele, o Brasil precisa aprender com os casos bem-sucedidos. "Temos que copiar as boas experiências do mundo para encarar a pandemia. Não precisamos inventar a roda. Ninguém sabe nada dessa doença, ela é nova. O que temos de fazer é ir aprendendo com os outros", afirmou.

Confúcio citou o caso de Portugal, que chegou a ter algumas das taxas mais altas de contaminação do mundo, mas depois teve sucesso ao instituir um lockdown nacional no início do ano. O resultado foi a redução na pressão sobre a rede hospitalar.

O líder da minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), relatou que na última reunião de lideranças do Senado, na quinta-feira (19), alguns colegas afirmaram que a situação chegou ao limite. "Houve apelos emocionados de diversos deles por uma solução. A maioria está consciente de que vivemos uma tragédia. Estamos com o País à deriva. Precisamos corrigir os rumos com urgência", disse.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Humberto Costa (PT-PE), alertou para o risco de falta de medicamentos e insumos para a intubação de pacientes de covid-19, situação que é iminente em algumas regiões do país. Para ele, o Ministério Público precisa atuar “de forma preventiva”, fiscalizando os hospitais.

Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Fabiano Contarato (Rede-ES) também chamaram atenção para esse cenário e apontaram “falta de comando” do Governo Federal e do presidente Jair Bolsonaro. "Se Bolsonaro não for afastado com urgência, o Brasil assistirá a uma carnificina inimaginável. Estancar sua sabotagem e inoperância é questão de sobrevivência: um ato de legítima defesa", disse Contarato no Twitter.

Simone Tebet (MDB-MS), líder da bancada feminina no Senado, divulgou uma carta aberta em que acusa o Governo Federal de não ter coordenação ou plano contra o avanço da pandemia. Na mensagem, ela cobra a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado que funcione como um “instrumento de pressão”.

"Audiência pública não basta. Comissão de acompanhamento é importante, mas não suficiente. De pouco adianta apenas acompanhar quem navega à deriva. É preciso, é urgente, uma mudança de rumos", afirma Tebet.

A CPI foi proposta no início do mês pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Até a tarde desta sexta-feira (19), ela contava com o apoio de 32 senadores, entre assinaturas físicas e virtuais — o mínimo necessário para a instalação são 27. Major Olimpio também havia assinado o requerimento antes da sua internação (Randolfe apresentou um requerimento para que a assinatura do colega seja mantida, inclusive como forma de homenagem).

Os senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também fizeram críticas ao governo federal, cobrando “competência e humildade” do presidente Jair Bolsonaro e uma política “séria e comprometida” do Ministério da Saúde. Para Eliziane, o presidente apresenta “falta de comando” e contribui para a desordem.

Já Alessandro destaca que o País deveria adotar medidas como lockdown e auxílio financeiro a trabalhadores e empresários, além de avançar no plano de vacinação. No entanto, ressalta ele, tudo isso é dificultado pela postura do presidente. "Tem solução. Mas infelizmente temos na Presidência da República um cidadão absolutamente incapaz de compreender questões básicas. As escolhas políticas erradas de Bolsonaro custam vidas, em especial por causa do negacionismo em relação às vacinas. Esses crimes não serão esquecidos".

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), pediu moderação e colaboração. Ele defendeu mais rapidez na aquisição de vacinas e informou que organiza — junto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco — uma reunião entre representantes dos três poderes federais, governadores e prefeitos. "É preciso sentar à mesa, retirar as questões ideológicas, deixar as paixões políticas de lado e construir um planejamento para o melhor enfrentamento da pandemia, envolvendo todos os entes da federação", escreveu Bezerra no Twitter. (Agência Senado)