Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ações de prevenção à Covid-19 continuam acontecendo em diversas frentes de atuação da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Dessa vez, o Sistema Socioeducativo promoveu mutirão de testes rápidos para a Covid-19 na manhã de sábado, 27, na quadra poliesportiva do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, em parceria com o Comando Geral da Polícia Militar (PM/TO) que disponibilizou 200 testes para servidores e adolescentes.

A gerente do Sistema Socioeducativo do Tocantins, Laianny dos Santos, fala da parceria e da importância do diagnóstico precoce. “A testagem para diagnóstico da Covid-19, ofertada gentilmente pelo Comando Geral da Polícia Militar (PM/TO) ao Sistema Socioeducativo de Palmas, é uma estratégia importante no levantamento de dados para rastreamento prévio da infecção, possibilitando identificar os infectados assintomáticos, evitando, assim, a transmissão da doença”, disse.

Testagem

O mutirão de testagem se estendeu aos servidores e adolescentes das cinco unidades socioeducativas de Palmas: Case, Centro de Internação Provisória Masculino e Femininino (Ceip), Unidades de Semiliberdade (USL) masculina e feminina, além dos servidores da Superintendência.

Foram realizados 107 testes rápidos, sendo 38 nos adolescentes e 69 nos servidores, e nenhum apresentou diagnóstico prévio positivo para a doença. Nesse tipo de teste, o resultado corresponde a uma alteração de cor quando o sangue colhido entra em contato com o reagente, usado na investigação de grandes grupos da população, fornecendo informação rápida e de fácil aplicação. “Sem dúvida a testagem é uma oportunidade de proteger servidores, nossos familiares e adolescentes”, declarou o agente de segurança socioeducativo, Ramilson Silva.