Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a sessão ordinária dessa terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) apresentou um requerimento solicitando a tomada de providências, junto às prefeituras municipais, para que os internos dos cursos de Medicina sejam vacinados prioritariamente e retomem suas atividades nas unidades hospitalares do Estado. 

O documento protocolado pelo parlamentar relata que o internato médico foi suspenso pela Secretária de Estado da Saúde (SES) por prazo indeterminado, de acordo com informações que chegaram ao gabinete. A vacinação desses internos, solicitada pelo deputado em caráter de urgência, poderia viabilizar, conforme as normas, o retorno destes às suas atividades para que os estudantes possam auxiliar os profissionais da linha de frente no combate à Covid.

UFT

De acordo com demanda recebida por Geo, boa parte dos estudantes internos do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT) se formam dentro de poucos meses e eles gostariam de retornar às atividades do internato para completar o processo de formação. O parlamentar se colocou à disposição dos estudantes e propôs diálogo direto com a SES para que encontrem uma saída em consonância com a recomendação do Conselho Regional de Medicina (CRM).

“Os internos exercem um importante papel na saúde do nosso estado e, por meio do conhecimento adquirido, querem ajudar a sociedade nesse momento de colapso da saúde pública. Defendo o diálogo constante entre a secretaria e os estudantes para solucionar o quanto antes a necessidade por eles relatada”, destacou o parlamentar, que segue atento à situação.