Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 9, foi realizada a 97ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE-TO). Os conselheiros se reuniram por meio de videoconferência, atendendo às medidas sanitárias adotadas pelo Governo do Estado. O presidente do Conselho e titular da Secretaria da Indústria Comércio e Serviços (Sics), que, recentemente, também assumiu a gestão da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, deu início a sessão, apontando os resultados positivos da atuação do CDE-TO, destacando que 36 projetos foram beneficiados no ano de 2020.  

Reiterando a determinação do governador Mauro Carlesse para que fosse dada celeridade aos processos e para a implantação de políticas de desburocratização, quatro empresas foram beneficiadas, durante esta reunião do Conselho - todas genuinamente tocantinenses e distribuídas nos municípios de Porto Nacional, Gurupi e Palmas. Dos incentivos aprovados, três foram na modalidade implantação e um no modelo expansão.

Ainda no encontro, o secretário Tom Lyra ressaltou a importância destes benefícios para a expansão dos negócios no estado e que, consequentemente, fomentam a geração de emprego e renda. “O Conselho tem contribuído para que o Tocantins siga superando as dificuldades dos últimos anos, através da concessão dos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo, garantido, dessa forma, que a população tenha acesso a oportunidades de trabalho. Essas empresas, sejam locais ou vindas de outros estados e países, encontram um solo fértil e rico em oportunidades no estado”, pontuou.

Tom Lyra destacou, ainda, os bons números do Tocantins no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e de como as políticas públicas do Governador Mauro Carlesse contribuem para alavancar o desenvolvimento econômico. “Temos um Governador com olhar humanístico e desenvolvimentista, colocando o bem-estar social como prioridade de sua gestão. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, o Estado tem se mantido entre os que mais empregam, ocupando a 5ª posição no ranking nacional e a 1ª entre os estados da região Norte, de acordo com as últimas estatísticas. Estes dados comprovam que  estamos na direção certa”, concluiu o gestor.

Empresas aprovadas

As indústrias que conseguiram a aprovação dos benefícios fiscais na modalidade Proindustria foram: Gilmar Martinazzo - Beneficiadora de Arroz, com sede no município de Porto Nacional; MZ Fabricações e Manutenções de Carrocerias EIRELI, que fica no município de Gurupi; e, em Palmas, foram dois empreendimentos, a CR Fabricação de Sorvetes Ltda e  Cerrado Foods Ltda.

Quanto a Cerrado Foods, a aprovação foi realizada com a ressalva de que a empresa realize algumas adequações no prazo de 30 dias, conforme estipulado pelo CDE-TO.