Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A juíza estadual do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Luciana Costa Aglantzakis, foi eleita para ocupar a cadeira 8, na Academia Palmense de Letras (APL), cujo patrono é – nada menos – que  o escritor Guimarães Rosa. A mesma cadeira teve, antes, sua primeira ocupação pelo professor Fidêncio Bogo, membro efetivo, sócio-fundador da asociação. 

“Sinto-me extremamente honrada em fazer parte de uma instituição que vivencia a arte na forma de contos, poesias, prosa e que tem na literatura a libertação do homem no mundo hostil. Uma felicidade indescritível. Uma pérola no oceano. Ser membro da Academia é reconhecer a imortalidade o mistério da humanidade. Tenho a missão de divulgar a obra de Fidêncio Bogo e do meu patrono Guimarães Rosa”, afirmou a juíza Luciana Aglantzakis. De acordo com ela, há um desejo de aliar as duas funções. “Gostaria muito de aliar essa nova missão com a atribuição da magistratura realizando ações em desenvolvimento do conhecimento da literatura aos jovens”, frisou. 

Foi empossado, também no mesmo dia, o advogado Márcio Gonçalves Moreira, juiz membro substituto da corte eleitoral, pela classe dos juristas, ocupa a cadeira de número 4.  A sua patronesse é Beatriz Rodrigues da Silva, e, anteriormente, teve como sócia-fundadora a professora Margarida Lemos e também foi ocupada a segunda vez pelo imortal Mário Martins, membro efetivo. 

Contribuição

De acordo com a presidente da presidente da Academia, Francisquinha Laranjeira Carvalho, em virtude da crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, a maior parte do processo foi realizada de forma virtual. “Além de democrático e ético, como de costume, também foi bastante concorrido. Tivemos dificuldade na hora da escolha por causa dos bons currículos e resenhas apresentados”, destacou a presidente. Ela informou ainda que “pelo trabalho já realizado pelos novos imortais, pela sua história e seu passado, a APL os recebe de braços abertos com a certeza de que vieram para contribuir”, disse.

Eleições

As eleições aconteceram em março, cujas inscrições começaram em dezembro, por meio do site da APL (www.academiapalmensedeletras.com.br). Participaram da Comissão Eleitoral Osmar Casagrande Campos, Edson Cabral de Oliveira e o Jales Paniago. A posse foi realizada em 27 de março 2021, e o prazo encerrou-se em 4 de abril. Segundo a presidente da APL, o edital foi cumprido rigorosamente.