Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

O Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Araguaína, norte do estado, está acompanhando a situação dos leitos clínicos para tratamento de pacientes pós-covid-19 na rede de saúde do município. A demanda foi repassada ao Núcleo durante uma vistoria, nessa segunda-feira, 19, ao Instituto Sinal, que conta com leitos contratados de UTI Covid-19. 

Segundo o coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Pablo Mendonça Chaer, foi repassado à Defensoria Pública que atualmente há uma demanda de pacientes que podem ter alta da UTI covid-19, mas continuam internados por falta de um leito clínico. “O que foi nos repassado é que naquele momento alguns pacientes não precisariam estar na UTI, mas internados para observação e ingestão de remédios na veia. Isso faz com que a taxa de ocupação das UTIs não reduza”, explicou o defensor o público.

Durante visita ao Instituto, Pablo Chaer também verificou o estoque de medicamentos da farmácia e a estrutura do hospital, principalmente no que diz respeito ao oxigênio.