Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Preocupado com o atendimento de saúde à população do Tocantins, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) questionou e solicitou informações precisas ao secretário Estadual da Saúde, Luiz Edgar Tolini, sobre diversos pontos relacionados ao tratamento da Covid-19, em todo o Estado. Os questionamentos e requerimentos, que também solicitam transparência na aplicação de recursos, foram feitos durante audiência realizada na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira, 29. O secretário se comprometeu a enviar documentação posteriormente, via ofícios.

Estoque regulador

“Como está o estoque regulador estadual de armazenamento de medicamentos? Existe estoque de medicamentos nos hospitais?” Com esse questionamento, o deputado expressou a sua preocupação em função de denúncias que chegaram ao seu gabinete.  “Chegou até nós, relatos sobre a falta de medicamentos, como anti-inflamatórios, antibióticos, anestésicos, utilizados na intubação de pacientes, anticoagulantes, inclusive o adalimumabe, usado para tratar doenças crônicas graves e isso é também muito grave”, ressaltou o parlamentar.

Terceirizada

“Existe repasse de insumos do estoque dos hospitais públicos regionais para estas Organizações Sociais? Existem profissionais contratados pela Secretaria de Saúde prestando serviços nas áreas administradas e sob responsabilidades das Organizações Sociais?” Com essas perguntas, o parlamentar espera esclarecer denúncias de que a empresa terceirizada estaria se utilizando tanto de insumos, quanto de servidores do Estado. “As organizações sociais já estão sendo muitíssimo bem pagas e estão se utilizando de dependências públicas para a sua instalação, é dever delas adquirir os medicamentos e insumos necessários e não se utilizar do que é de propriedade do Estado”, enfatiza o professor.

Cirurgias eletivas

“Considerando que as cirurgias eletivas se encontram suspensas por causa da pandemia, os recursos financeiros que seriam utilizados nestas cirurgias estão sendo utilizados para que?” Com essas indagações, Júnior Geo espera que quando essas cirurgias forem retomadas, os pacientes possam ser atendidos prontamente.

Vacinação

Geo ainda questionou o secretário da Saúde sobre o plano de imunização da Covid-19, para que haja mais agilidade na vacinação, sobretudo de profissionais que estão em constante movimento e contato com outras pessoas.

No total, o professor Júnior Geo apresentou 18 perguntas sobre a saúde do Estado, incluindo a situação salarial de servidores que estão trabalhando no combate à pandemia de forma heroica.