Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a sessão ordinária dessa terça-feira, 4, na Câmara de Palmas, o vereador José do Lago Folha Filho (Patriota) destacou que o mercado de trabalho formal de Palmas tem reagido à crise provocada pela pandemia de Covid-19. A fala do parlamentar tem como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia na última semana. Segundo as informações, de janeiro a março deste ano foram criados 1.471 empregos formais na Capital.

De acordo com o vereador Folha, se comparar esses dados ao primeiro trimestre do ano passado, que fechou com saldo negativo, a recuperação econômica fica ainda mais visível: de janeiro a março de 2020 foram 7.463 admissões, contra 7.630 demissões, resultando em menos 167 postos de trabalho. Já neste ano, foram 7.541 admissões, contra 6.070 demissões, o que resultou no saldo positivo de 1.471 empregos com carteira assinada.

Para o vereador Folha, o resultado ainda está longe de ser o ideal, "mas temos que perceber e admitir que a economia tem mostrado sinais de melhora, e que as pessoas devem continuar fazendo suas atividades, seja no comércio ou no setor de serviços, com atenção às medidas de prevenção à Covid-19”, ponderou.

O parlamentar também ressaltou que as estratégias da Prefeitura de Palmas, no combate à pandemia, junto ao Governo do Estado, têm auxiliado na retomada da economia, ao aliar as medidas contra o coronavírus, com as ações de apoio à população de forma geral.

Caged

Os dados divulgados pelo Caged são coletados das empresas do setor privado que contratam com carteira assinada. Segundo o Governo Federal, em todo o país, no acumulado de 2021, foi registrado saldo de 837.074 empregos, decorrente de 4.940.568 admissões e de 4.103.494 desligamentos até março.