Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Proponentes já podem acessar formulário no portal do Mapa da Cultura

Proponentes já podem acessar formulário no portal do Mapa da Cultura Foto: Henrique Lopes

Foto: Henrique Lopes Proponentes já podem acessar formulário no portal do Mapa da Cultura Proponentes já podem acessar formulário no portal do Mapa da Cultura

Já está disponível, no site da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o formulário para prestação de contas dos premiados nos com recursos recebidos da Lei 14.017 (Lei Aldir Blanc). O documento está disponível na plataforma do Mapa da Cultura (http://mapa.cultura.to.gov.br), na aba oportunidades.

Obrigatória, a prestação de contas demonstra e comprova a execução do projeto contemplado, por meio de relatórios, declarações, vídeos, registros fotográficos. Comprovação da execução financeira e da utilização adequada do recurso público é feita por meio de documentação fiscal. O prazo final para execução de todos os projetos é 15 de novembro e a entrega do formulário final, 15 de dezembro.

“A prestação de contas garante transparência e legalidade tanto para os proponentes dos projetos quanto para o Governo do Estado”, ressalta o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, enfatizando o empenho da gestão Mauro Carlesse na gestão destes recursos.

Em caso de dúvida, os proponente poderão recorrer às oficinas sobre prestação de contas, disponíveis no canal do Youtube da Adetuc, à cartilha publicada no site www.adetuc.to.gov.br, ou ainda pelos canais de atendimento direto, via WhatsApp e e-mail (aldirblancto@cultura.to.gov.br).

Pela Lei Aldir Blanc no Tocantins, foram premiados 382 projetos de iniciativas culturais, distribuídos pelos 13 editais emergenciais de fomento à cultura, totalizando a execução de R$ 17.330.850,46, compreendendo 94% do valor repassado ao Estado. Os projetos contemplados foram dos segmentos de música, artes visuais e cênicas, literatura, audiovisual, áreas técnicas, além de cultura tradicional popular e urbana.