Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Com o propósito de difundir informação tributária, será realizado entre os dias 17 e 22 de maio o Feirão do Imposto 2021. Capitaneado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários - CONAJE, o evento será localmente realizado pela Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins - AJEE, que irá desenvolver a programação de forma virtual.

O Feirão, que possui amplitude nacional, sendo realizado em 16 estados da federação e mais de 140 cidades brasileiras. Na edição de 2021, o tema será “Pra Ser Justo” e conta com apoio de diversas organizações e entidades sob os pilares de combate às desigualdades; geração de empregos e empreendedorismo; crescimento econômico e competitividade; simplificação e transparência; e tributos como instrumento de cidadania.

Nossos impostos

Anualmente pagamos um enorme montante de impostos para os quais devemos ficar atentos para cobrar resultados ou a simplificação da cobrança. Na compra de um carro, 33,81% do valor vai para os impostos, a cada litro de gasolina, 61,95% do valor é convertido em impostos; ao comer um hamburguer, 32,31% daquele valor também é imposto, e assim por diante, sendo a porcentagem de  34,67% em peças de vestuário e 48,28% em serviços como conta de luz.

Origem do Feirão

Criado em 2002, o projeto foi uma iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores de Joinville/SC. Devido a relevância, a CONAJE passou a capitanear o Feirão do Imposto visando um maior alcance do projeto. Até o ano de 2015 a CONAJE realizava, além do Feirão do Imposto, o Dia de Liberdade de Impostos. Os projetos foram unificados com o objetivo de concentrar esforços numa única ação com o mesmo foco, escolhendo o mês de maio para realização da ação, devido ao Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. A cada edição, o Feirão tem um tema como foco principal, além de ter na sua essência a disseminação da informação tributária de forma simplificada à população, trazendo luz a alta carga tributária que contribuintes e empresas pagam, permitindo que sejam mais exigentes quanto ao retorno dos impostos pagos.

Programação em Palmas

Durante toda a semana serão divulgados materiais de conscientização dos impostos e nos dias 19 e 21 de maio serão realizadas lives de mesas redondas especiais sobre a reforma tributária em parceria com o Sebrae. E no dia 22 de maio será o “Dia D" Feirão do Imposto, no qual parceiros comercializarão produtos sem impostos.