Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação/Pascom

A Paróquia São Luís Orione celebra nesse domingo, 16 de maio, o dia da canonização de seu padroeiro. A comunidade está em festa desde o dia 7 de maio, quando iniciou a novena em honra a São Luís Orione. 

Nesse sábado, dia 15, a programação conta com a inauguração de novas instalações nos espaços físicos no entorno da Igreja. Obras de acessibilidade foram concluídas, reformas foram feitas no centro comunitário, e a fachada da igreja foi revitalizada com novo calçamento, iluminação, pintura e placa de identificação. Também será descerrada a placa comemorativa dos 20 anos de existência da paróquia na capital, bem como será apresentado o busto de São Luís Orione à comunidade. No domingo, dia 16, dia do padroeiro, a missa será celebrada com a presença do arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.

Neste ano, a festividade resgatou os diversos testemunhos de milagres alcançados pelos fiéis paroquianos. Relatos de curas de doenças, realizações pessoais e profissionais e outras diversas graças alcançadas pela intercessão de São Luís Orione. Ao longo de toda a novena, os testemunhos estão sendo publicados nos canais oficiais da paróquia, nas mídias sociais.

As celebrações presenciais estão seguindo todos os protocolos de segurança contra a transmissão da Covid-19, com limite de capacidade, distanciamento social e uso obrigatório de álcool em gel e máscara. Toda a programação está sendo transmitida pela internet, através do canal oficial da paróquia, no Youtube.

“Em nossa paróquia, temos a honra de ter como padroeiro o pai fundador da pequena obra da Divina Providência (Orionitas). Por isso, mesmo com a pandemia, não poderíamos deixar de festejar esse dia 16 e prepará-lo com as nove noites. Este é o dia dos Orionitas de todo o Mundo. Nossa augusta paróquia, que brilha como luz da caridade durante todo o ano, neste dia 16, se adorna para festejar seu excelso padroeiro com seus filhos pobres e desamparados e, dessa forma, mostra para o mundo que festejar nada tem a ver com ostentar luxo, ou mesmo fazer badalação. Festejar tem a ver com rezar, confraternizar, congratular, em torno da Palavra e da Eucaristia. Viva São Luís Orione!”, ressaltou o pároco, padre Sebastião Bertoldo Tigre.

A paróquia está localizada na quadra 904 Sul, em Palmas. As celebrações do encerramento serão realizadas no sábado, às 19h e, no domingo, às 18h!

Quem foi São Luís Orione?

São Luís Orione é um dos maiores e mais conhecidos apóstolos da caridade. Nasceu em Pontecurone, lugarejo do Piemonte, na Itália, em 23 de junho de 1872. Foi ordenado sacerdote em 13 de abril de 1895, em Tortona. No dia de sua primeira missa, tomou a decisão de não ser um padre somente para os que iam à Igreja, mas ser padre para todos, especialmente para os mais afastados da igreja e para os pobres. Para atender a tantas obras, fundou as Congregações Religiosas: Pequena Obra da Divina Providência, eremitas da Divina Providência, Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade e Irmãs Sacramentinas Cegas. João Paulo II o beatificou em 26 de outubro de 1980.

Depois de reconhecidas suas virtudes heroicas e sua bondade em vários milagres comprovados e aprovados, o mesmo Papa João Paulo II o proclamou Santo da Igreja numa missa de Canonização na Praça de São Pedro, em Roma, no dia 16 de maio de 2004. Segundo a Congregação Orionita, são mais de 2 mil religiosos, religiosas, leigos e consagrados orionitas no mundo; mais de 50 mil assistidos com as obras orionitas; 128 paróquias e 11 santuários.

20 anos da Paróquia São Luís Orione em Palmas

A Paróquia São Luís Orione foi instalada em Palmas, ainda como capela, na década de 80. Em novembro de 2001, o então Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira  Corrêa, nomeou o Pe. Geraldo Dionízio Basílio como primeiro pároco na comunidade. Desde então, muitos outros padres já passaram pela paróquia.  O atual pároco, Pe. Sebastião Bertoldo Tigre, vem a ser o sexto pároco da paróquia desde a sua criação, e, junto a ele, está o vigário Pe. Anderson Felisdorio Araujo.