Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Neste sábado, 22, primeiro dia de imunização após o lançamento do sistema de agendamento da administração das vacinas contra a Covid-19 dos grupos prioritários, as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas começaram a receber pessoas que aderiram ao programa. A vacinação seguiu até as 17 horas nas USFs Francisco Júnior na Arso 41 (403 Sul), Arso 111 (1.103 Sul) e José Hermes, no Setor Sul.

A professora Maria Goreti Canguçú Leal, de 54 anos, realizou o agendamento da vacina na manhã de sexta-feira, 21, e, por atender aos critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI), conseguiu ser vacinada na manhã deste sábado. “Sou hipertensa, trouxe meus documentos e comprovei a comorbidade. Não precisei pegar nenhuma fila. Fiquei até ansiosa, pois faz tempo que espero por esse dia. Muitas pessoas já morreram, então é uma oportunidade”, disse.

Segundo a gerente de Ações Territoriais da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), Maressa Ribeiro, a maior parte da população havia ido por demanda espontânea (sem ser agendado) até o fim da manhã de sábado. “Fluxo muito tranquilo, sem nenhuma aglomeração ou filas. Cabe pontuar que enquanto o sistema estiver em fase de testes, iremos atender também sem o agendamento”, afirmou a gestora.

Sistema

Só serão vacinadas as pessoas que atenderem às orientações/critérios definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Tais recomendações estão disponíveis na página inicial do sistema, bem como em todo material divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Palmas e da Semus. O cadastro está disponível aqui.

Cabe destacar que o sistema está em fase de homologação e possíveis ajustes. Por isso, o serviço será disponibilizado apenas em quatro Unidades de Saúde da Família (USFs): da Arno 44 (409 Norte); da Arso 111 (1.103 Sul); Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul); e José Hermes, no Setor Sul, atendendo assim, todas as regiões da cidade. Saiba mais clicando aqui.