Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Três empresas de fachada, sendo duas de Porto Nacional e uma de Palmas foram alvos de busca e apreensão pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), na manhã desta quarta-feira, 26. Coordenada pela Divisão Especializada de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DRCOT) da PC-TO a ação resultou na apreensão de equipamentos de informática e documentos. O caso é investigado pelo Ministério Público (MP-MG) e Polícia Civil de Minas Gerais com apoio da Polícia Civil do Tocantins, onde os crimes foram praticados por meio de organização criminosa interestadual.

As empresas são suspeitas de gerar prejuízo de mais de R$ 150 milhões aos cofres públicos por meio da sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Eles serão investigados por crime tributário, organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Vinícius Mendes de Oliveira, a fraude ocorria no setor de metais e sucatas. No Tocantins, as empresas são de reciclagem de papelão e alumínio. Em Palmas o estabelecimento emitiu uma nota de R$ 1,3 bilhão pelas supostas vendas de cobres, porém no momento das buscas só foram encontrados reciclagem de papelão, alumínio e plástico. “Na capital e em Porto Nacional, era emitidas notas fiscais no intuito de compensar imposto, porém nenhuma mercadoria foi enviada para outros estados”.

As investigações apontaram que a organização criminosa simulava operação de compra e venda de mercadoria em Minas Gerais  com notas fiscais de outros estados, usando empresas de fachada, criadas em nome de laranjas, para não pagarem impostos e gerar créditos tributários para outros empreendimentos beneficiados.

Operação Sinergia

A operação batizada com o nome de Sinergia foi deflagrada pelo MP, PC, PM e Receita Federal de Minas Gerais com apoio da PC-TO. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão e 29 de busca e apreensão. No Tocantins, a DRCOT contou com o apoio do Núcleo de Crimes Financeiros e de Informática, órgãos do Instituto de Criminalística vinculado à Superintendência da Polícia Científica da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (Com informações da Ascom SSP-TO).