Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Palmas

Foto: Marcel de Palmas

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) orienta seu público externo quanto ao preenchimento correto do cadastro junto ao Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam). O gerente de Atendimento e Análise Técnica do Instituto, João Bento Santos Barbosa, explica que todas as informações do cadastro são conferidas e, só então, ele é validado, dando ao usuário acesso aos serviços do órgão ambiental, disponíveis no Sigam.

O problema é que muitos cadastros não podem ser invalidados por falta de atenção na hora de seu preenchimento. João Bento solicita que os usuários devem prestar atenção aos campos obrigatórios para preenchimento, bem como na anexação dos documentos comprobatórios. Muitos cadastros estão sendo invalidados por inconsistência nas informações ou discrepância nos documentos anexados. 

O cadastro só passa a valer depois da análise das informações prestadas e checagem dos documentos anexados. “Mas, quando da validação, percebemos que muitos usuários deixam de preencher campos obrigatórios e isso impede a validação e, consequentemente, acesso aos serviços do Naturatins, por meio do Sigam”, explica João Bento.

Ele disse que em um único dia sua equipe analisa em média 100 cadastros e destes pelo menos metade apresenta inconsistências que impedem a validação. “Outro problema que temos detectado é que na hora de anexar documentos, muitos usuários descumprem a exigência de usar documento com foto e muitos até usam documentos de terceiros”, ilustra o gerente. 

João Bento reforça que além de todas as orientações já fornecidas pelo Naturatins para o preenchimento do cadastro inicial de acesso ao Sigam, o sistema é intuitivo e de preenchimento fácil. “Basta que o usuário preencha todos os campos e anexe os documentos em PDF, como o sistema exige, ou o cadastro não é validado”, sentencia. 

Sigam

O Sigam é um sistema de gerenciamento das atividades inerentes ao Naturatins. O sistema, que entrou em operação no final do ano passado, busca oferecer agilidade e precisão à formalização de todos os processos e atos do Naturatins, além de apresentar uma série de outras vantagens, como padronização e automatização dos procedimentos internos de licenciamento, monitoramento, fiscalização, biodiversidade e gestão das unidades de conservação.

Para utilizar o Sigam, o usuário deve entrar no site do Naturatins e fazer o cadastro de usuário externo. O sistema é autoexplicativo e o usuário não terá dificuldade em realizar cadastro e formalizar suas demandas. Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do novo sistema, o usuário pode enviar uma solicitação de ajuda no e-mail sigam@naturatins.to.gov.br ou assistir a um tutorial disponível um vídeo no canal do Instituto no Youtube youtube.com/watch?v=HrrpsqSeNMc.