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Educação

Foto: Divulgação

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Nos preparativos para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou na manhã desta terça-feira, 15, a live de formação ‘Os trabalhos com os cadernos da OLP: os gêneros em sala de aula’. O evento foi realizado por meio do canal da Pasta no YouTube – TV Seduc.

A live foi realizada com o objetivo de apresentar aos professores possíveis propostas de trabalho com os cadernos da OLP, que abordam os gêneros textuais - poema, memórias literárias, crônicas, artigo de opinião e documentário, que são as propostas para esta edição da Olimpíada.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que as discussões foram um convite à regionalização das propostas dos cadernos da OLP. “Estamos respeitando as propostas dos cadernos, mas achamos que é de grande valia pensarmos o nosso trabalho de uma perspectiva local. E foi essa provocação que os nossos convidados trouxeram hoje, nos mostraram que é possível realizar as oficinas com esse olhar regionalizado”, pontuou.  

A proposta teve como público-alvo os diretores Regionais de Educação, Juventude e Esportes, secretários municipais de educação, superintendentes da Seduc, assessores e técnicos da Seduc e das diretorias regionais, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública municipal e estadual.

Organizado pela Seduc, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/ TO), a formação foi coordenada e mediada pela docente-formadora da UFT, Drª Ângela Francine Fuza; e contou com a participação de professores que falaram de cada um dos cadernos da OLP.

A professora da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, mestre em Letras (UFT), Ely Casemiro, trouxe sugestões para o trabalho com o caderno de poemas. Já Maria das Graças Alves dos Santos, também professora da Semed, e doutoranda em Letras, na UFT/Araguaína, trouxe sugestões para o trabalho com os cadernos de Memórias e Crônicas.

A professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO/Araguatins) e doutoranda em Letras, na UFT/Araguaína, Francinete Costa Soares Barroso, apresentou proposta para o trabalho com os cadernos de Documentário e Artigo de Opinião. Os Cadernos Docentes podem ser encontrados em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/1991/cadernos-docentes.

OLP

Para participar da 7ª edição da Olimpíada, o professor deve redigir um relato de prática contando como o trabalho foi desenvolvido com sua turma. Além disso, junto com os alunos e alunas, o professor deve selecionar algumas produções textuais ou audiovisuais, para compor sua Linha do Tempo, e algum registro significativo do percurso (fotografia, vídeo, áudio, entre outros), que será o Álbum da Turma. Maiores informações sobre o relato podem ser encontradas em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/relato-de-pratica.

O “Relato de prática”, acompanhado de um conjunto de materiais, a Linha do tempo e o álbum da turma, deverá ser entregue à direção da escola até o dia 5 de agosto, pois no dia 6, inicia-se a Etapa Escolar. As próximas etapas do processo estão detalhadas no Regulamento do Programa. Com o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada prevê a realização de oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, sob a orientação dos professores inscritos.

O regulamento  e informações gerais sobre esta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser acessados por meio da página Escrevendo o Futuro em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. A celebração final e a revelação dos professores e das turmas vencedoras estão previstas para o dia 10 de dezembro.