Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Chico Sisto Sara Almeida falou da importância de ter um espaço público que proporciona uma opção de exposição e venda Sara Almeida falou da importância de ter um espaço público que proporciona uma opção de exposição e venda

A abertura da Semana de Arte e Cultura da Câmara de Palmas/TO aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16, no quarto andar da Casa. Esta é a primeira edição do evento e proporciona a artistas e artesãos um espaço seguro para exposição e venda de seus produtos em tempo de pandemia. O evento acontece até a sexta-feira, 18, das 8h às 14h e é aberto ao público, de acordo com todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

Durante a abertura do evento, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Telles Victor Monteiro, parabenizou o interesse da Câmara em proporcionar ações culturais. "É um espaço para difusão dessa linguagem, desses artistas da nossa terra. Que eles possam se desenvolver mais como empreendedores e que a gente possa contribuir um pouquinho mais para o desenvolvimento da cultura no nosso município”, analisou.

Representando os artistas presentes, Sara Almeida falou da importância de ter um espaço público, que proporciona de maneira segura, uma opção de exposição e venda de produtos artísticos durante a pandemia. “É uma ótima oportunidade de mostrar publicamente a nossa arte. Além disso, tem artistas aqui que eu não conhecia e vamos poder interagir e ‘trocar figurinhas’. Esse é um momento ímpar e tenho certeza que todos aqui estão muito contentes”, afirmou.

O vice-presidente da Casa, Rubens Uchôa (Cidadania), falou sobre a idealização deste espaço pela presidente da Casa, Janad Valcari (Pode), que não esteve presente, pois teve que cumprir um compromisso em Brasília/DF. “Esse evento é para valorização dos artistas, principalmente os de Palmas, porque, muitas vezes, valorizamos os de fora e a economia vai sair e o investimento vai ser lá fora. Então precisamos valorizar os nossos artistas, nossos guerreiros locais, nesse momento tão difícil de pandemia”, comentou.

Também participaram da abertura, os vereadores José do Lago Folha Filho (Patriota) e Mauro Lacerda (PSB). É importante ressaltar o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel para higienização, e público limitado a 50% da capacidade total.

Participam desta edição seis expositores, com os mais diversos produtos artísticos que podem ser apreciados e adquiridos pelo público, com valores a partir de R$ 15 reais. São eles: Mauro Matos de Azevedo Sobrinho - Artista, Sara Gomes de Almeida – Artista, Luiz da Cruz Moreira - Artista, Edivan Ribeiro – Artista, Tereza Resinato e Benedito Sebastião - Arte Vida Palmas e Marcia Claúdia Silva – Marcriart.