Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Veloso

Foto: Marcos Veloso

Para auxiliar no correto encaminhamento dos casos relacionados ao Coronavírus, bem como para melhorar o fluxo de atendimento nas unidades de saúde de Gurupi, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) explica qual é o correto encaminhamento destes pacientes às Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Triagem (CT) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

UBSs e Centro de Triagem

Nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Triagem devem ser encaminhadas para atendimento às pessoas que estejam com sintomas leves da doença.

Casos leves: perda de olfato, perda de paladar, coriza, diarreia, dor abdominal, febre, mialgia, tosse, fadiga e cefaleia.

Nestes locais, os profissionais orientam o paciente e também fazem os seguintes atendimentos: monitoramento da doença, atendimento de contatos assintomáticos, alta do isolamento, atestado médico para empresas, atestado de saúde.

UPA 24h

A UPA 24h realiza atendimentos de baixa e média complexidade, mas com o aumento dos casos de Covid-19 na cidade, o atendimento segue uma ordem de classificação de risco, intercorrências que necessitam de atendimento imediato são prioridades, os casos leves e assintomáticos são os últimos na fila de atendimento.

Casos moderados: tosse persistente e febre persistente diária ou tosse persistente mais piora progressiva de outro sintoma relacionado à Covid-19; Fraqueza, prostração, diarreia ou pelo menos um dos sintomas acima mais a presença de fator de risco dispneia desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax, ou saturação de oxigênio (O2) menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto.

Entender quais os atendimentos são realizados em cada unidade ajuda a descongestionar os serviços de atendimento de urgência e emergência, explica o médico e coordenador da (UPA), Gabriel Ciel. “A correta procura dos serviços de saúde na rede municipal acelera o atendimento dos pacientes de acordo com sua classificação de risco e não lota os serviços de Urgência e Emergência com queixas que podem ser resolvidas na atenção Básica à saúde”, esclareceu.

UBSs Exclusivas Covid

A Semus disponibilizou para a comunidade, além da UPA 24h, unidades exclusivas para atendimento de casos positivos de Covid-19, com sintomas leves da doença.

A UBS Ney Luz e Silva, do setor Nova Fronteira; o Centro de Triagem Municipal, na Rua 05, ao lado da Policlínica; e a UBS Pr. Moisés Martins Rocha, no setor Sol Nascente, que realiza atendimentos aos finais de semana.