Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

Aumentar o número de tocantinenses vacinados contra a covid-19 para que o Ministério da Saúde possa liberar mais doses ao Estado foi o foco da reunião do Comitê de Crise de Combate e Prevenção à Covid-19, conduzida pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, na manhã desta sexta-feira, 18.

Para esta reunião, o governador convidou os presidentes da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges; e da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (Uvet), Terciliano Gomes, com o intuito de unir forças para acelerar o processo de vacinação nos municípios.

Logo no início da reunião, o Chefe do Executivo Estadual esclareceu que vem tentando com o Ministério da Saúde a liberação de mais doses para o Tocantins. “Quando chega lá no Ministério, eles avaliam o desempenho nas aplicações da primeira dose e da segunda dose e tem muita diferença. Então, eles falam para dar uma equilibrada e aumentar a aplicação da segunda dose. Eu sou um governador municipalista e quero ajudar os municípios no que precisar. Quero que os prefeitos e a comunidade entendam que precisamos aumentar a segunda dose, para então recebermos mais doses e aumentar o número de tocantinenses vacinados para o quanto antes sairmos dessa pandemia”, ressaltou.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini, informou que, até o momento, o Tocantins recebeu 715,4 mil doses de vacinas e já distribuiu 668.596 doses aos municípios. Desse total, os municípios já aplicaram 342.687 de primeira dose e 139.081 de segunda dose. “Assim que recebemos as vacinas já distribuímos aos municípios, não ficamos estocando vacinas. A realidade é que algumas pessoas não compareceram para tomar a segunda dose e outras, que acabaram acreditando em fake news sobre a eficácia de determinadas vacinas, querem esperar uma outra marca de imunizante. Mas a gente reforça: todas dão a mesma proteção”, declarou.

Além disso, o titular da SES informou que solicitou, ao Ministério da Saúde, uma revisão no percentual de doses que o Estado teria direito. “Nossa população corresponde a 0,7% da população nacional, mas lá no Ministério consta como 0,6%. Com base nessa porcentagem, é que são determinadas o número de doses para cada estado da federação. Por isso, já solicitei que corrijam o erro para então recebermos essa diferença e aumentar o número de doses disponibilizadas”, explicou o secretário Edgar Tollini.

Mais leitos de UTI

O secretário da Saúde, Edgar Tollini, reforçou que em breve o Estado terá um incremento no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva destinados ao tratamento da Covid-19. “No dia 26 de junho, os 20 leitos de UTI Covid-19 do Hospital Geral de Gurupi já estarão em funcionamento. E os 20 leitos contratualizados coma iniciativa privada em Paraíso do Tocantins, dentro de 15 dias, devem estar funcionando também. Com mais esses 40 leitos, sairemos de 182 leitos de UTI Covid-19 para 222, aumentando a nossa capacidade atendimento”, destacou.

Apoio da ATM

O presidente da ATM e também prefeito de Talismã, Diogo Borges, se colocou à disposição do Governo do Estado para reforçar, aos municípios, a necessidade de aumentar a vacinação. “A gente sabe do seu caráter municipalista e da sua preocupação com a vacinação. Por isso, enquanto ATM, colocamos os municípios à inteira disposição do Governo do Estado nessa parceria para agilizar a vacinação. Estamos falando com os prefeitos para retirar as doses em tempo hábil e aplicá-las também. A gente acredita também que à medida que tivermos mais doses e pudermos aumentar o público, teremos mais vacinados”, ressaltou.

O presidente da ATM aproveitou a reunião para consultar o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, quanto à possibilidade de implantar uma central de distribuição das vacinas em Gurupi e Taguatinga, para agilizar a retirada de doses por parte dos municípios da região. Solicitou ainda que “o horário de atendimento no Lacen-TO [Laboratório Central do Tocantins] fosse estendido, porque devido à distância nem todos os gestores conseguem chegar a tempo para buscar a vacina, quando chegam já encerrou o expediente”.

Em resposta, o titular da SES explicou que os referidos municípios não possuem câmara fria para armazenar as doses e que vai analisar a possibilidade de ampliar o horário de atendimento do Lacen-TO. “Mas para facilitar, assim que o Ministério da Saúde nos comunicar o envio das doses eu já aviso a ATM, informando o dia de retirada, para que possam reforçar com os prefeitos”, disse.

O presidente da Uvet, Terciliano Gomes, pediu ao secretário Edgar Tollini para que também fizesse esse comunicado à instituição. “A Uvet quer colaborar e unir forças com todos. Então peço que nos avisem também para repassarmos para as câmaras municipais, na intenção de que os vereadores possam cobrar dos prefeitos essa retirada”, afirmou.

Conscientização

O secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes, informou que mais uma campanha será iniciada para conscientizar a população quanto à importância de tomar a segunda dose. “Atendendo a determinação do senhor Governador, estamos entrando com uma nova campanha para conscientizar sobre a importância da segunda dose e mostrando ainda todo o trabalho de como é recebimento, armazenamento e distribuição das doses. Vai ser uma campanha forte em TVs, rádios, outdoors, redes sociais, carro de som, cobrindo todo o Estado”, informou.

“Temos informado muito as pessoas. Agora, temos que trabalhar com os vereadores que são os representantes dessas comunidades. Precisamos estar mais com os líderes eleitos pelo povo. Tenho certeza absoluta de que assim vamos conseguir atingir o mais rápido possível essa meta de aumentar a vacinação e a conscientização das pessoas quanto aos cuidados que todos devem ter”, concluiu o governador Mauro Carlesse.

Presenças

Também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade; o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, Océlio Nobre; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; a defensora pública-geral, Estellamaris Postal; o chefe de gabinete da presidência do Tribunal de Contas do Estado, Marcelo Olímpio; o secretário de Estado da Fazenda, Sandro Armando; a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; o secretário de Estado da Governadoria, Divino Allan; o chefe de gabinete da Governadoria, Sebastião Albuquerque; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio Manoel Silva Neto; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro; o comandante do 22° Batalhão de Infantaria do Exército, tenente-coronel Aldenir Nogueira; e o comandante da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, Marcos Cezar Gomes.