Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, acompanhou na tarde desta terça-feira, 22, na Feira do Aureny I, mais uma entrega de Kits Alimentação destinados aos trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) da Capital. Ao todo, 1.942 famílias palmenses serão atendidas por meio deste benefício criado no início da pandemia de Covid-19, em 2020.

A gestora agradeceu o empenho dos vereadores municipais na formatação das políticas públicas sociais. “Essa pandemia fez com que as pessoas precisassem mais do poder público. É onde de fato nós temos que ser este ombro amigo. Temos que entender que uma cidade tem que continuar garantindo suas obras estruturantes, mas que também não podemos deixar faltar comida na mesa de quem precisa. Aqui nós cuidamos da saúde com muito zelo, cuidamos também do social, do desenvolvimento econômico, nós amparamos e pensamos na cidade como um todo,” destacou Cinthia.

“Essa pandemia é uma coisa muito triste, jamais esperei passar por isso. Nós sempre trabalhamos muito e tiramos nosso sustento do nosso suor, mas com a doença os clientes diminuíram ficou difícil trabalhar”, lamentou a costureira Maronésia Lira, durante a retirada do seu Kit Alimentação.

A feirante Maria do Socorro Sousa também recebeu um Kit. Ela tem uma banca de macarrão na chapa na Feira do Bosque e trabalha com alimentação há uns 12 anos. “Com essa pandemia tivemos que parar de vender na feira e foi ficando muito apertado o nosso orçamento. Essa é nossa única fonte de renda. Agora estamos vendendo por entregas, mas não é o mesmo movimento. Esse kit vai nos ajudar com certeza,” garantiu.

Assistência

O kit alimentação é destinado a pessoas impactadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), como costureiras, garçons, salgadeiras, músicos, cabeleireiros, mototaxistas, taxistas, feirantes, e outros trabalhadores autônomos e Microempreendedores Individuais.

“É um grande desafio que estamos vivendo, mas a gestão tem se mobilizado e buscado fazer o possível para dar suporte a estes profissionais que estão com suas empresas e pequenos negócios impossibilitados de funcionar 100% devido a pandemia”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Mila Jaber.

A gestão do benefício é realizada de forma conjunta entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Segurança e Mobilidade Urbana e a Fundação Cultural de Palmas. Em 2020 foram entregues 3.657 benefícios e em 2021, até o momento, 1.942 kits.