Em um evento realizado nesta segunda-feira,28, em Gurupi/TO, a cerca de 200 km de Palmas, o governador Mauro Carlesse (PSL) entregou novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19. O evento reuniu dezenas de pessoas e causou aglomeração no local.
Os 20 novos leitos ficam nas dependências do Hospital Geral de Gurupi (HGG) que ainda não foi inaugurado.
Contrariando normas sanitárias, um grande grupo de pessoas que acompanhava o governador adentrou às dependências da unidade hospitalar que já havia sido esterilizada para receber pacientes com Covid-19. O próprio governador cumprimentou e abraçou apoiadores e até chegou a brincar com o secretário estadual de saúde, Luiz Edgar Leão Tolini, fingindo auscultar o coração do secretário com um estetoscópio esterilizado.
“É um hospital de grande porte, de qualidade, com as melhores tecnologias. Grandes empresas estão colaborando na administração. Estamos trabalhando para melhorar a vida da população, principalmente na área da saúde”, disse o governador durante a visita.
Política
Mauro Carlesse também falou sobre seu futuro político. Seu nome é um dos mais cotados para uma vaga ao Senado no ano que vem. Questionado, o governador tergiversou e disse que seu objetivo é terminar o governo. “Eu já disse umas dez vezes que nesse momento meu objetivo é terminar o governo. Lá na frente a gente vai decidir”, disse.
Sobre o nome do novo hospital, que deve homenagear Ivo Carlesse, seu pai, o governador disse: “Esse hospital vai ter o nome do meu pai, que recebeu críticas. Mas eu só tive um pai, que foi Ivo Carlesse, e é ele que vai estar na placa”, afirmou o governador.
Hospital
A primeira etapa do HGG deve ser inaugurada no mês de agosto próximo. Após a conclusão, serão disponibilizados 200 leitos de internação.
Apesar disso, a unidade já começa a receber pacientes de Covid-19 nesta segunda-feira. Alguns outros serviços hospitalares também já terão início de imediato na ala do HGG que já está pronta, gabaria o secretário de saúde. “Algumas situações que estão hoje no regional de Gurupi que é um lugar acanhado que precisa ser ampliado e vamos trazer ambulatório, pronto-socorro, porque temos aqui centro cirúrgico já pronto e equipado. Então isso vai ser feito e nós vamos o mais rápido possível ocupar essa ala que já está pronta”, afirmou.
Mauro Carlesse durante visita à ala do HGG que vai receber pacientes de covid-19 (Foto: Esequias Araújo) (Foto: Esequias Araújo)