Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Encerrar um ciclo de violência doméstica ainda é um desafio para muitas mulheres. Por isso, se você é uma vítima ou conhece alguém que esteja passando por isso, procure ajuda e denuncie o agressor. Hoje, existem vários canais de denúncia e apoio a essas mulheres, como a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do atendimento individualizado com defensores ou defensoras públicas, ou em atuações coletivas em defesa delas, com o Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).

Segundo a coordenadora do Nudem, defensora pública Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel, a denúncia é um importante passo para romper com o ciclo da violência. “Não espere a agressão física para procurar ajuda. Qualquer tipo de violência, seja doméstica, sexual ou psicológica, pode e deve ser denunciada”, orientou a Defensora Pública ao reforçar que a iniciativa não precisa partir apenas da vítima, qualquer pessoa pode fazer a denúncia. “Nem toda vítima está pronta para fazer a denúncia. Então se você tem conhecimento do que está acontecendo com alguma mulher, interfira, ajude denunciando o agressor”, alertou Silvânia Pimentel.

Para falar com o Nudem, o contato é feito por WhatsApp ou pelo e-mail: nudem@defensoria.to.def.br.

Denuncie!

Além da Defensoria Pública, existem outros serviços e instituições que podem prestar o atendimento e o apoio necessários para romper o ciclo da violência. No Tocantins, uma rede de proteção formada por delegacias, juizados e varas especializadas, casas-abrigo, centros de referência, serviços de saúde e órgãos do poder público e da Justiça estão juntos à DPE-TO à disposição para atender às vítimas.