Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

O imbróglio envolvendo o contrato para prestação de serviços de regularização fundiária de imóveis em Pedro Afonso foi o tema de uma reunião realizada na tarde da última segunda-feira, 12, entre representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO), do município e da empresa Localiza Brasil Regularização Fundiária LTDA. O encontro foi conduzido pela promotora de Justiça Isabelle Figueiredo.

Conforme informado pela promotora, o contrato fui rescindido após o Ministério Público constatar irregularidades referentes à forma como o procedimento foi realizado, visto que o município contratou a empresa na modalidade Reurb de Interesse Social, na qual cabe ao poder público o custeio das despesas, mas transferiu o ônus do pagamento aos particulares, considerados baixa renda. 

Até então, 600 imóveis já haviam sido regularizados e outros 300 estão pendentes de aprovação do município e de encaminhamento para o cartório de emissão do título. 

As partes reiteraram a urgência e o interesse dos munícipes na regularização e questionaram sobre a possibilidade de uma conciliação para solucionar o impasse. No entanto, a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo esclareceu a atribuição do MP, sobretudo relacionada ao impedimento constitucional de prestação de consultoria jurídica.

A promotora ainda reiterou a obrigatoriedade de atender aos procedimentos estabelecidos em lei, orientou ao ente público que encaminhe ofício descrevendo os pontos a serem esclarecidos sobre o que foi recomendado pela Instituição e reafirmou a postura colaborativa do MPTO na busca de uma solução pertinente que atenda ao interesse público. 

Por parte do município, participaram os assessores jurídicos Juma Marques e Edwardys Vinhal, e por parte da empresa, o advogado Ewerton Giovanni. (MPTO)