Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) promoveu nesta quarta, 14, reunião com representantes dos municípios inseridos na Região Turística da Ilha do Bananal, realizada no auditório da Câmara Municipal de Peixe, para tratar da implementação da Instância de Governança Regional (IGR). Este é um dos critérios para integrar/permanecer no Mapa do Turismo Brasileiro, criado pelo Ministério do Turismo (MTur) para nortear o desenvolvimento das políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do setor de forma regionalizada e descentralizada. "É um instrumento que favorece a organização dos municípios e profissionalização do turismo", ressaltou Kleiryanne Aguiar, gerente de Produtos Turísticos. Ela lembrou que a IGR da Ilha do Bananal será a segunda institucionalizada com a assessoria da Adetuc. Ela também lembrou que em 2019 foi criado o Fórum Regional de Turismo da Ilha do Bananal, que não possui caráter jurídico, sendo esta uma nova exigência do MTur.

O assessor jurídico da Adetuc, Paulo Leniman, participou da reunião para sanar as dúvidas dos participantes, lembrando que o papel do Estado é de articulação e assessoramento. "É preciso seguir as legislações municipais, estadual e federal, para que o Poder Público seja parceiro, mas a criação de uma entidade de direito privado vai dar impulso às ações", explicou, ressaltando a importância da parceria público-privada para a consolidação da IGR e o desenvolvimento de planos e estratégias. "Vamos dar assistência em toda a fase de formatação", pontuou Leniman, ressaltando que os municípios precisam aderir formalmente ao Programa de Regionalização do Turismo e alterar a Lei Orçamentária Anual, para ampliar os investimentos no setor.

Repercussão

O encontro foi bem recebido pelos participantes. "Essa união vai envolver outras entidades, atrair mais empresários, lembrando que o desenvolvimento do projeto turístico da Ilha do Bananal vai impactar no recolhimento de impostos, todos vão sair ganhando", disse Marcelo Zanella, empresário do ramo da hotelaria e integrante da Associação Comercial de Gurupi (Agig).

Proprietário de clube e hotel em Lagoa da Confusão, Rogério Leocádio enfatizou que o turismo é a indústria que mais se desenvolve no mundo e que voltará a crescer com o controle da pandemia de Covid-19. "É de suma importância o envolvimento dos empresários do segmento", completou.

Rosilene Pereira (Rosa de Fogo), secretária de Turismo de Peixe, pontuou que a regional da Ilha do Bananal tem grande força e que o cenário turístico precisa ser fortalecido para os próximos anos. O prefeito Augusto Cézar Pereira dos Santos (Cezinha) participou da segunda parte do encontro.

Regina Oliveira, secretária da Associação de Artesãos de Peixe (Art Peixe), ressaltou seu otimismo em relação a consolidação da IGR, elogiou o potencial de todos os municípios da região e citou a importância do turismo religioso local. Da mesma cidade, o empresário Gledston Vaz ressaltou a necessidade de qualificação da mão de obra local, que em sua opinião deverá ser uma das prioridades da IGR.

Representando a Associação Indígena Javaé da Aldeia Barreira Branca, localizada em Sandolândia, seu presidente e cacique da aldeia, Valdemir Filho Javaé enfatizou que também está aberto a parcerias. "Vamos ter oportunidade de mostrar belezas naturais, cultura, artesanato, comidas típicas", disse, ao revelar que já possui um plano de Etnoturismo para apresentar.

O encontro foi finalizado com a formação de uma comissão provisória, com representantes de todos os municípios e encaminhamento das próximas atividades, incluindo repasse de modelos de estatutos e minutas de leis, videoconferência com uma IGR de Santa Catarina, para apresentação de um modelo de gestão de sucesso, reuniões de sensibilização junto aos vereadores de cada município.

Outras atividades

Os técnicos da Adetuc estiveram em Peixe para a reunião sobre a IGR e também para a inventariação turística, mobilização para novas adesões ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e verificação da manutenção dos protocolos de prevenção à Covid-19, que dá direito ao Selo TO Seguro.

"Com a parceria da Prefeitura de Peixe e demais municípios, a Adetuc promoveu uma grande mobilização na Região Turística da Ilha do Bananal e com certeza colheremos grandes resultados", comemorou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, confirmando que levará o balanço da ação ao governador Mauro Carlesse.