Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flávio Cavalera

Intitulada Capital Cultural do Estado do Tocantins, o município de Porto Nacional, que completou 283 anos de fundação, e 160 de emancipação política no dia 13 de julho, com uma programação voltada a cultural local, as celebrações do aniversário, que foram prestigiadas pelo governador Mauro Carlesse, do vice-governador Vanderlei Barbosa, do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, contaram com a apresentação de projetos apoiados pela Lei Aldir Blanc, que é executado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). 

A relevância cultural e histórica de Porto Nacional, foi marcada pelas apresentações artísticas e visita a Diocese de Porto Nacional. Entre as manifestações estava a tradicional Caçada da Buiuna, que encantou os participantes das celebrações, juntamente com os Bonecos Gigantes de Porto Nacional, ao relatar uma das lendas que compõe o patrimônio imaterial do município de 53 habitantes. 

Elogiado pelo ministro do Turismo, que tem raízes nordestinas, o projeto dos Bonecos Gigantes de Porto Nacional, foi contemplado através da Lei Aldir Blanc, apoio este que garantiu a manutenção e o fortalecimento da tradição durante o período de pandemia. “Conseguimos, por meio da Adetuc e do Governo Federal, construir mais cinco bonecos e fazer com que essa tradição não fosse apagada. É muito importante para nós artistas, pois a Lei Aldir Blanc cumpriu com o seu papel, valorizando aquilo que é de mais relevante ao nosso país, a nossa cultura”, destacou o artista Everton dos Andes. 

Ao visitar, juntamente com sua comitiva, o Centro Histórico de Porto Nacional e acompanhar o lançamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional, o Governador Mauro Carlesse destacou a importância do município para a história tocantinense. “Porto Nacional é uma das cidades mais tradicionais, berço da nossa cultura. Por isso, estamos trabalhando tanto no fortalecimento do turismo e da cultura de Porto Nacional, como em obras que irão trazer muitas oportunidades aos portuenses”, afirmou o Governador.

Já o ministro do Turismo, Gilson Machado, ressaltou a vocação do estado do Tocantins para o turismo. “Temos um estado com uma das maiores potencialidades para o turismo de natureza, turismo de aventura e de experiência, formas de viajar que estão sendo muito demandas e com tendências de serem os principais destinos, após o período de pandemia. Hoje o Tocantins se destaca em toda a América latina por suas particularidades naturais e a junção com uma cultura forte, irá atrair os olhares de todo o mundo”, afirmou o ministro, ao mencionar a vasta possibilidade de investimentos por meio do turismo.  

Ao parabenizar os portuenses pelo aniversário da centenária cidade, o presidente Jairo Mariano frisou que o município possui um dos maiores aportes para criação de roteiros que integram a cultura e o turismo. “É inegável o patrimônio histórico de Porto Nacional para o Estado do Tocantins. Nessa nova fase do seu desenvolvimento, a união entre a cultura, história e o turismo é fundamental estarmos trabalhando em parceria para garantir que o potencial seja ampliado e formatado para que possamos alavancar o turismo e atrair investidores”, concluiu o presidente da Adetuc.